A conferência realizada no estado do Ceará resultou na elaboração de documento que contêm 29 ações a serem encaminhadas aos governos estaduais, federal e entidades patronais. Ações visam exigir melhorias nas condições de trabalho e abordar outros aspectos relevantes

Acom/Sindmon-Metal

Foi realizada nos dias 25 e 26 de setembro, na sede da CUT-CE, em Fortaleza, a 1ª Conferência Nacional da Siderurgia, Mineração e Metais Básicos.

Para Flávio Cordeiro de Paiva, responsável pela Secretaria de Formação Sindical, Cultura e Assuntos Tecnológicos do Sindmon-Metal e atual coordenador do segmento siderúrgico da CNM/CUT, “a 1ª Conferência Nacional da Siderurgia, Mineração e Metais Básicos foi um marco extremamente importante para o debate do futuro destes segmentos pelo ponto de vista dos trabalhadores e trabalhadoras e da sociedade como um todo”.

“Nesta conferência colocamos como ponto focal o ser humano e as comunidades. A valorização da mão de obra, o trabalho digno e a preservação do meio ambiente afetado pelas atividades das transnacionais assim como contrapartidas para mitigar todos os possíveis efeitos negativos destas atividades”, afirmou Flávio.

O diretor sindical destacou ainda a significativa participação de representantes sindicais de vários segmentos: “Com a participação de lideranças do movimento sindical nacional e internacional da CNM-CUT, CNQ-CUT, CNTTL, FITEM e FITF da CUT juntamente com importantes lideranças de movimentos sociais, construímos um manifesto que abrange os diversos interesses e reivindicações da classe trabalhadora e da sociedade para um desenvolvimento do país que traga mais dignidade e segurança a todos”.

Flávio conclui ressaltando a importância do manifesto que será encaminhado aos governos estaduais, federal e entidades patronais: “Este manifesto será entregue ao governo, empresários, comunidades e trabalhadores/as da base destes segmentos. Será também veiculado estrategicamente à imprensa e às mídias sociais, para que todos estejam alinhados nas propostas e no pleito do desenvolvimento do país pela ótica do trabalhador/a e das comunidades”, conclui.

Foto: Otacílio das Neves Coelho, presidente do Sindmon-Metal; Loricardo de Oliveira, presidente da CNM/CUT; e Flávio Cordeiro de Paiva, responsável pela Secretaria de Formação Sindical, Cultura e Assuntos Tecnológicos e atual coordenador do segmento siderúrgico da CNM/CUT

Acom/Sindmon-Metal