Campanha Salarial 2017/2018

11/12 – GRUPO 19 – Contraproposta apresentada pelo Sime nesta segunda-feira (11):  salários até 3.000,00 : 1,63 % a partir de dezembro; acima desse valor: acima de 3.000,00: 1,2 % também a partir de dez. Implantação de banco de de horas, em que as horas extras seriam calculadas com 20%. Só garante data-base até dia 22. Posição do Sindmon-Metal : seria aceitável banco de horas “negativo” (em que folgas são compensadas com horas extras e não o contrário, respeitando o cálculo de horas extras já previsto na Convenção.
Nova reunião na sexta-feira, 15, às 8h30.

07/12 – ARCELORMITTAL – Reunião de hoje (9h30): Gerência apresentou contra proposta de 1,63% de reajuste salarial retroativo a outubro e abono de R$ 350,00. A empresa, que descartou atender reivindicação de cesta básica e insiste no banco de horas. quer que sua contraproposta seja  levado a assembleia.
Sindicato fará avaliação de dados econômicos da Usina de Monlevade, fornecidos pela gerência, para decisões.
Nova data de reunião ainda não foi definida.

05/12 – GRUPO 19: Reajuste: proposta do Sime é apenas INPC  – 1,63%, parcelado (não definiu número de parcelas) – nossa reivindação é de 6%; continuam pendentes também cláusulas referentes a horas extras, verbas rescisórias na aposentadoria, adicional noturno e inicio de vigência do que for acertado para a Convenção Coletiva.
Ficou acertado que a PLR será negociada como parte da Convenção (não mais em separado).
Nova reunião agendada para 11/12, às 8h.

01/12 –
ARCELORMITTAL – Empresa cancelou reunião de hoje; nova data/hora: 7/12, 9h30;
GRUPO 19 – agendada para 5/12, 8h.

30/11 – ARCELORMITTAL – Reunião agendada para sexta-feira (1/12), às 15h.
GRUPO 19
– Sime cancelou reunião que estava agendada para sexta (1/12) às 9h30. Nova data ainda definida.

27/11 – ARCELORMITTAL – Sem avanços na reunião do dia 24/11. Novo encontro será ainda agendado pela empresa somente na próxima semana; gerência alega outros compromissos.
Obs.: Corrigimos percentual de inflação/perda e alteramos ganho real. Dessa forma, o total reivindicado passou a ser de 6% (em que estão incluídos 1,63% referente a perdas do acordo de 2015/2016; 1,37% de 2016/2017 e aumento real, isto é, acima da inflação, de 1,5%)

24/11 – GRUPO 19: O Sime recorreu ao discurso de dificuldades enfrentadas pelos patrões. O Sindicato ficou de fazer ajustes na pauta de reivindicações. Nova reunião agendada para dia 1º/12, 9h30.
Obs.: ajustamos a proposta: peercentual reivindicado é de 6% (veja composição desse valor acima, no item referente à ArcelorMittal).

22/11 – ARCELORMITTAL – Reunião adiada para sexta-feira (24/11), às 16h.

21/11 – ARCELORMITTAL Reunião que seria realizada nesta terça (21/11) às 16 h foi reagendada para quarta-feira (22), no mesmo horário.

20/11GRUPO 19 – Segunda reunião agendada para 23/11, 14h

16/11 – ARCELORMITTAL
2ª reunião de ACT: Nesta quinta, às 10h, a empresa ofereceu 1% de reajuste salarial (abaixo da inflação do período: 1,63%) e abono de R$ 100,00 (cem reais). Propôs também implantação de banco de horas e possibilidade de parcelaE férias em até três períodos. Nova reunião agendada para 21/11, às 16h.

13/11 – GRUPO 19
Nesta primeira reunião negocial (às 10h desta segunda-feira), Sime (sindicato patronal) propôs alterações em várias cláusulas econômicas e sociais, para reduzir e cortar direitos, e ofereceu apenas corrigir os salários pela inflação acumulada: 1,63%.
Questionado pelo Sindmon-Metal pela postura e por não discutir nenhuma das novas reivindicações, o Sime ficou de tentar reunir novamente os empresários do grupo na sexta-feira, dia 17, para discussões sobre esses itens.
Ainda não ficou agendada nova reunião negocial.

10/11 – ARCELORMITTAL
Apreciação da pauta de reivindicações. Foram definidas duas datas para novas reuniões: 13/11 (segunda-feira), 14h: sobre PLR 2016; e 16/11 ( quinta-feira), 10h: s/ Acordo Coletivo

09/11 – ARCELORMITTAL
Agendada para sexta-feira, 10, às 14 horas. primeira reunião de negociações do Acordo 2017/2018 e, inclusive, da pendência da PLR 2016.

08/11 – ARCELORMITTAL
Sindmon-Metal e ArcelorMittal agendaram para quinta-feira, 9, às 14 horas, reunião entre gerência de RH da empresa e integrantes da comissão negocial do Sindicato, com respectivas assessorias jurídicas, para buscar solução definitiva para o impasse que tem inviabilizado o começo das negociações salariais e da PLR 2016.
O agendamento foi acertado em encontro informal entre representantes do Sindmon-Metal e da Usina de Monlevade na tarde de terça (8), na sede da entidade sindical.

GRUPO 19 –
06/11 – Primeira reunião de negociação agendada para o dia 13/11 (segunda-feira), às 9 horas.

ARCELORMITTAL –
27/10 – A assessoria jurídica do Sindmon-Metal apresentou à ArcelorMittal uma sugestão para viabilizar o início das negociações salarial e de PLR 2016, depois que a empresa impôs entrave à comissão negocial do Sindicato. Aguardarmos posicionamento dos advogados do patronato.

ARCELORMITTAL –
20/10 – Sindmon-Metal encaminhou correspondência à ArcelorMittal na tentativa de resolver impasse: empresa não aceita formação da comissão negocial do Sindicato. Data solicitada é 27/10; patronato ainda não se manifestou.
Boletim relacionado (Zé Marreta nº 1386)>>>

ARCELORMITTAL –
10/10 – Cancelada reunião do dia 11/10. Nova data será ainda definida.

ARCELORMITTAL –
30/09  – Primeira reunião da CAMPANHA SALARIAL: dia 11/10, 10h.

ARCELORMITTAL –
26/09 – Assembleia aprovou pauta  de reivindicações da campanha salarial (*) e proposta para formação de comissão paritária de PLR.
– Principais itens da pauta de campanha: 8% de reajuste salarial (o que inclui ganho real de 3%); salário de ingresso de R$ 1.981,18; abono: R$ 3.000,00.

GRUPO 19 –
28/09 – Trabalhadores aprovaram em assembleia pauta da campanha salarial. Principais itens:
– reajuste de 8%; cesta de R$ 400,00.