Encontro debateu as particularidades da siderurgia em Minas Gerais, a importância desse setor para a economia do estado e as demandas dos profissionais desse segmento

Lucas Costa – Ascom Sindmon-Metal

O Sindmon-Metal sediou nesta quinta-feira (18) o Encontro Estadual do Segmento da Siderurgia, um evento promovido pela Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FEM/CUT-MG) em colaboração com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). O encontro contou com a participação de alguns sindicatos afiliados à federação.

O evento debateu as particularidades da siderurgia em Minas Gerais, a importância desse setor para a economia do estado e as demandas dos profissionais desse segmento. O presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, lembrou que o encontro tem como uma de suas finalidades centrais trazer para a realidade do estado as propostas para um novo ciclo de desenvolvimento industrial, elaboradas em setembro do ano passado na I Conferência Nacional por uma mineração, siderurgia e metalurgia básica a serviço dos (as) trabalhadores (as), das comunidades e do meio ambiente, realizada em Fortaleza, Ceará.

Loricardo questionou aos presentes sobre as pautas que podem ser pleiteadas pelos trabalhadores da siderurgia no estado. “Como fazer que aquilo que a gente quer aconteça?”, disse Loricardo, que ainda ressaltou que a pauta da categoria deve ser construída com a participação direta dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam no chão de fábrica.

Por meio de videochamada, o deputado federal Reginaldo Lopes (MG) destacou a importância do setor para a economia nacional e se dispôs a impulsionar a implantação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria do Aço.

Outro momento importante foi a apresentação de Marcelo Figueiredo dos Santos, técnico do Dieese que falou sobre a conjuntura econômica e a produção siderúrgica no estado, destacando que Minas Gerais é responsável por aproximadamente 30% da produção de aço no Brasil.

Flávio Cordeiro de Paiva, presidente eleito do Sindmon-Metal, em uma de suas intervenções salientou a importância pela continuidade da luta dos trabalhadores e a necessidade de seguir avançando na busca por melhores condições de vida e trabalho.

No encontro de hoje foi definida uma lista de encaminhamentos e reivindicações centrais dos trabalhadores e trabalhadoras da siderurgia do estado.

Foto: Lucas Costa – Ascom Sindmon-Metal