Segundo a Receita Federal, 6,3 bilhões de reais fazem parte do primeiro lote

Nesta terça-feira, 31, mais de 3,8 milhões de contribuintes devem receber o primeiro lote de suas restituições de Imposto de Renda de 2022, com pagamentos totalizando 6,3 bilhões de reais, segundo a Receita Federal.

Na primeira fase de pagamentos, os valores serão distribuídos aos contribuintes com prioridade legal, incluindo 226.934 idosos com mais de 80 anos, 2,3 milhões que têm entre 60 e 79 anos e contribuintes com deficiência física ou mental ou doenças graves. Além desse grupo, outros 702.607 cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério fazem parte desse primeiro lote.

De acordo com o calendário da Receita Federal, os próximos lotes de restituições serão pagos nos dias 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. As notificações dos cidadãos beneficiários são sempre divulgadas uma semana antes da liberação.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal ou realizar a consulta por meio do aplicativo.

Os valores são depositados na conta bancária informada na declaração. Se, por algum motivo, o contribuinte não receber a restituição (a conta foi desativada), o valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil por até um ano.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil