Com informações de Rogério Hilário, da CUT Minas

Metalúrgicos de João Monlevade, filiados ao Sindmon-Metal, participaram da etapa final do curso de Brigadas Digitais da CUT no dia 20 de maio, na sede da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG). Os formadores foram a secretária-geral da CUT/MG, Lourdes Aparecida de Jesus, e o secretário de Comunicação, Felipe Pinheiro. Os metalúrgicos optaram por uma versão presencial, já que o curso vinha sendo executado apenas virtualmente.

Segundo Lourdes Aparecida de Jesus, também coordenadora estadual das Brigadas Digitais da CUT Minas, nova turma vai ser constituída e as inscrições estão abertas. Para participar, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria da CUT/MG.

“Daqui deste curso sairão os brigadistas instrumentalizados para criar grupos com o propósito de disseminar informações verdadeiras pelas redes sociais. Combater as fake news, para que as comunidades tenham clareza e não caiam no engodo das notícias falsas. O momento político exige mesmo a formação de brigadas. Os grupos vão combater e confrontar as fake news, influenciar nos debates sobre temas econômicos e sociais, para que as pessoas se conscientizem do que está em jogo nestas eleições”, disse.

“É fundamental investirmos nas nossas ações de combate às fake news nas redes. As eleições gerais se aproximam e o que está em jogo é o futuro do país e da democracia. Vamos fazer o trabalho sindical que já realizamos nas nossas bases também nas redes sociais, combatendo a mentira espalhando a verdade”, afirmou Lourdes Aparecida de Jesus.

A secretária-geral da Central informou que estão sendo preparados mais formadores para investir no alcance maior ainda do projeto brigadas digitais.

“O projeto das Brigadas Digitais, assim como o dos Comitês de Luta, são estratégias fundamentais da CUT neste momento. O processo de formação em redes sociais tem o objetivo de mobilizar trabalhadoras e trabalhadores para que possamos nas ruas e nas redes mudar os rumos de nosso país”, disse Felipe Pinheiro.

Sindmon-Metal irá replicar formação de brigadistas digitais na região

Para o presidente do Sindmon-Metal, Otacílio das Neves Coelho, o curso foi excelente e os metalúrgicos de João Monlevade pretendem convidar outras entidades da região e de cidades vizinhas para participar da formação de brigadistas digitais. “Nossa intenção é entrar em contato com outros sindicatos de João Monlevade filiados à CUT, como o Sintramon, o Sind-UTE, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, e sindicatos de cidades vizinhas (Nova Era, Rio Piracicaba, Alvinópolis e Dom Silvério) e do Vale do Aço, como Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga. A logística é levar o curso para os sindicalistas para João Monlevade. A CUT ir lá para formar brigadistas. É preciso do envolvimento de todo o movimento CUTista neste projeto.  E, com isso, construirmos uma rede de brigadistas”, afirmou.

Curso em Monlevade

Otacílio confirmou que o Sindicato irá realizar uma formação com a presença de representantes da CUT. O encontro será aberto para membros dos sindicatos CUTistas da região de João Monlevade, e deve ser realizado nos próximos meses.

A formação visa instruir os sindicalistas a identificar as fake news difundidas na internet e a levar informações com credibilidade por meio das redes sociais. A iniciativa ganha ainda mais importância com a aproximação do período eleitoral, quando, infelizmente, deve aumentar a difusão de mentiras e ataques de ódio publicados por grupos extremistas ligados ao bolsonarismo.

Nos próximos dias serão divulgadas mais informações.

Foto: Divulgação/CUT Minas