O Sindicato reitera que em momento algum propôs a implantação do turno fixo como alega a empresa em seu boletim informativo. Isso fica explícito na própria cédula de votação da assembleia. É decepcionante ver a diretoria da empresa com esta atitude, tentar de forma ardilosa confundir o trabalhador e posicioná-lo contra o sindicato.

Um ponto intrigante no comunicado da empresa é que ela expõe apenas duas premissas para a implantação de uma jornada, porém, durante as negociações a mesma sempre deixou claro que os seus critérios para implantação de uma nova tabela são:

• Que não aumente custo para a Arcelor;
  • Que não aumente o efetivo;
  • Que não haja passivo trabalhista;
  • Que não afete a produção.

No entanto, com a iminência da implantação do turno fixo deliberado pela EMPRESA, duas destas premissas foram removidas do informativo.

Quanto a premissa de garantia de segurança dos empregados durante a operação, será que ela levou em consideração os dados sobre a jornada fixa noturna?

Ressaltamos que o Sindicato acatou e respeitou a decisão da maioria presente na assembleia.

Algumas situações desagradáveis que acontecem nos bastidores das negociações, o Sindmon-Metal não repassa aos trabalhadores, mas diante do clima que se instalou nos últimos dias o sindicato não pode ficar calado mediante a total falta de respeito e educação dos representantes da empresa para com os diretores e categoria. Foi dito por um representante da empresa aos diretores que eles eram “moleques” e que estavam “fazendo molecagem” ao se recusar a assinar uma prorrogação da tabela atual para adequação e implantação do turno fixo, que é única e exclusivamente vontade da empresa e NÃO DOS TRABALHADORES E SINDICATO. Inclusive ameaçando acionar a polícia, ministério público e fazer boletim de ocorrência por não concordarmos com a extensão da tabela.

Além disso, se levantaram e deram as costas para os representantes dos trabalhadores, mostrando um total despreparo e desrespeito para conduzir uma negociação tão importante para a categoria.

A cédula de votação por si só desmente o informativo da empresa. O sindicato está disposto a negociar. Turno fixo é deliberação unicamente da Arcelor.