Versão em PDF>>>

[VERSÃO EM TEXTO]

Os enquadramentos salariais anunciados recentemente pela ArcelorMittal Monlevade, que talvez pretendesse receber palmas dos trabalhadores e das trabalhadoras, causaram foi revolta. Tanto nas conversas no chão de fábrica quanto em grupos virtuais, sobram protestos pelo comportamento da empresa.

O motivo central da insatisfação é este: os tetos salariais de cargos e funções foram reduzidos (a referência para o rebaixamento teriam sido «pesquisas de mercado»). Assim, quem esperava melhora salarial ao ser enquadrado teve enorme decepção: em alguns casos, houve apenas alguns trocados a mais no salário.

A empresa considera que plano de cargos e salários é uma questão corporativa, que segue uma política do grupo ArcelorMittal. Mas o Sindicato tem legitimidade para defender as demandas da categoria também nessa pauta, se trabalhadores e trabalhadoras estiverem dispostos à mobilização coletiva. Por isso, o Sindmon-Metal decidiu realizar reuniões setoriais – o que possibilita evitar aglomeração – para elaborarmos conjuntamente as reivindicações a serem levadas à gerência.

RECEBIMENTO DE BOLETIM POR EMAIL

Digite abaixo seu email. Recebimento a partir da próxima edição.