Comitiva de dirigentes da CNM/CUT esteve em 12 e 13 de setembro no centro político do país para articular presença dos trabalhadores na construção de políticas industriais e outros temas

Redação CNM/CUT

Uma comitiva de dirigentes sindicalistas da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) esteve em Brasília nos dias 12 e 13 de setembro participando de várias agendas em defesa de pautas do interesse da categoria metalúrgica.

Na terça-feira, dia 12, ocorreram encontros com o secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macedo; com o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval, Alexandre Lindenmeyer (PT-RS); com dirigentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e com representantes do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Na quarta-feira, dia 13, os encontros foram no Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Insumos e Materiais Intermediários e Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial – CNDI).

Na pauta apresentada, os metalúrgicos discutiram propostas para os segmentos naval, eletroeletrônico, bens de capital e siderúrgico. Além disso, iniciaram conversas sobre a valorização do piso salarial da categoria e cobraram a participação dos trabalhadores nos debates do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

“Os metalúrgicos e metalúrgicas ligados a CNM/CUT estão cada vez mais convencidos de que podem fazer uma indústria forte e que tenha trabalho decente, distribuição de renda e participação efetiva na construção de políticas para o setor”, afirmou o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira.

“Para esse desafio contamos com a mobilização e organização da nossa base. Temos muito trabalho pela frente”, completou o dirigente.

Articulações

Loricardo revela que os sindicalistas estão articulando junto aos ministérios a participação e formação de grupos de trabalho para debater os segmentos eletroeletrônico, siderúrgico e de bens de capital. Além disso, a CNM/CUT quer estar presente nos debates dos grupos e missões do CNDI, organismo ligado à indústria, vinculado à presidência da República e que formatará uma política industrial para o país.

“Colocamos para o governo a importância da participação deles no debate que nós vamos fazer em Fortaleza sobre a questão do aço, no final de setembro, olhando a estratégia dos trabalhadores desse setor que é um setor estratégico o país, pois nós estamos falando de infraestrutura, de habitação, de investimentos que esse setor ganha demais, e na verdade os trabalhadores acabam ganhando menos nisso tudo, num trabalho considerado muito penoso, o que nos leva a discutir também a importância da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), sobre a norma NR12 e sobre a CIPA”, destaca o sindicalista.

Foto: Divulgação/CNM-CUT