CAMPANHA SALARIAL 2023

Atenção, companheiros e companheiras do GRUPO 19. É hora de mobilizar-se!

EDITAL – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade convoca todos os trabalhadores do GRUPO 19, sócios e não sócios do Sindicato para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a se realizar no dia 25 de agosto de 2023, sexta-feira, em duas convocações, sendo a primeira às 16h30, e a segunda às 17h, com qualquer número, na sede do Sindicato, à rua Duque de Caxias, 165, bairro José Elói, João Monlevade, ao lado da Policlínica, obedecendo a seguinte ordem:

a) Leitura do edital de convocação;

b) Discussão, elaboração e aprovação da Pauta de Reivindicação para renovação da Convenção Coletiva 2023/2025;

c) Autorização à diretoria do Sindicato para celebrar Acordo Coletivo ou Convenção Coletiva direta ou indiretamente com a empresa ou entidades patronais, e, se for o caso, indicar árbitro, mediador e instaurar os competentes Dissídios Coletivos, podendo, no decorrer das negociações, alterar a pauta com exclusão, inclusão ou modificação de reivindicações;

d) Aprovação da taxa negocial para custeio e fortalecimento da entidade;

e) Palavra franca sobre os assuntos relacionados com os objetivos da assembleia;

f) Redação, leitura, discussão e aprovação da ata da assembleia ora convocada;

g) Encerramento.

João Monlevade, 23 de agosto de 2023

Otacílio das Neves Coelho – Presidente

Companheiros e companheiras, vamos lutar por um salário mais justo!

Estamos vivendo um momento positivo nas negociações salariais, com vários Acordos Coletivos firmados com ganhos reais. De acordo com uma análise realizada pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 85,9% das categorias com sua data-base em junho tiveram aumentos reais nos salários, 12,3% tiveram ajustes equivalentes à inflação e somente 1,8% não conseguiram a recomposição. É relevante ressaltar também que o salário mínimo, reajustado pelo Governo Federal, teve um aumento real de aproximadamente 3%.

É com esse cenário que vamos começar nossa campanha salarial, mas é sempre bom lembrar que para reivindicar precisamos nos mobilizarmos e a organização começa com a elaboração de nossa Pauta de Negociações. Dê sua opinião, não deixe outras pessoas decidirem por você, participe da assembleia de criação de pauta de reivindicações.

Fontes: Ministério do Trabalho e Emprego, IBGE e DIEESE.

Acompanhe toda a negociação para a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2025 do Grupo 19