– [Versão em PDF>>>] –

– Campanha Salarial ArcelorMittal Monlevade –

EDITAL – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade convoca todos os trabalhadores da ARCELORMITTAL MONLEVADE, sócios e não sócios do Sindicato, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a se realizar no dia 13 de outubro de 2021, quarta-feira, em dois turnos, sendo o primeiro às 7h00, em primeira convocação, e às 7h30 em segunda convocação, e o segundo às 17h00 em primeira convocação, e às 17h30, em segunda convocação, com qualquer número, na sede do Sindicato, à rua Duque de Caxias, 165, bairro José Elói, João Monlevade, ao lado da Policlínica, obedecendo a seguinte ordem:
a) Leitura do edital de convocação;
b) Tomar conhecimento e deliberar sobre última proposta apresentada em mesa no dia 04 de outubro de 2021 pela empresa para o Acordo Coletivo 2021/2023;
c) Aprovação da contribuição ao Sindicato para custeio e fortalecimento da entidade, abrangendo todos os sócios e não sócios da entidade;
d) Palavra franca sobre os assuntos relacionados com os objetivos da assembleia;
e) Redação, Leitura, discussão e aprovação da ata da assembleia ora convocada;
f) Encerramento

João Monlevade, 06 de outubro de 2021

Otacílio das Neves Coelho – Presidente

[Edital publicado também no RAPIDINHO Nº 261]

Empresa descarta aumento real e categoria poderá escolher entre 2 opções ou recusar ambas

Este ano, o Sindmon-Metal procurou antecipar as negociações com a ArcelorMittal Monlevade, para evitar acúmulo de perdas frente ao cenário de inflação alta que o país tem enfrentado.

A primeira reunião foi realizada em 31 de agosto – reivindicando aumento real, abono e um novo benefício: cartão alimentação –, e todas as rodadas foram difíceis, com a empresa alegando “incertezas de mercado” e contenção de custos, apesar do alto desempenho do mercado da siderurgia, largamente divulgado na mídia especializada.

Depois de chegar a propor fracionamento do INPC em duas parcelas, no último dia 4 a gerência apresentou uma contraproposta com as seguintes opções: reajustar os salários pelo INPC a partir da data-base ou uma composição envolvendo parte do INPC mais cartão-alimentação. Assim, o Sindicato decidiu convocar assembleia para a categoria decidir entre:

1 – Reajuste salarial pelo INPC integral a partir de 01/10/2021;
2 – Reajuste salarial de 60% do INPC + cartão-alimentação
mensal de R$ 400,00, ambos a partir de 01/10/2021;
3 – Recusa de ambas as opções (para tentar continuar as negociações)

É NA ASSEMBLEIA!
Tire suas dúvidas, opine, decida

Em todas as rodadas de negociação, o Sindmon-Metal embasou as discussões em análises da conjuntura econômica, com assessoria técnica do Dieese, além de acompanhar as negociações de outros sindicatos.
Mas, em todo e qualquer momento da ação sindical, o verdadeiro horizonte sempre é a categoria: são os trabalhadores e as trabalhadoras, com suas demandas e sua disposição para se mobilizar junto à entidade, que dão suporte à luta.

O Sindicato está sempre aberto para ouvir a sua base, e a assembleia é o lugar ideal para esse fim; nela, detalhamos os aspectos de cada proposta e estamos prontos a sanar cada dúvida e, também, a assumir as reivindicações da categoria sempre que esta reivindicar novas lutas. Por isso, COMPAREÇA!

RECLAMAÇÃO: Trabalhando na chuva

Companheiros têm reclamado que, quando chove, alguns setores da Usina viram um aguaceiro em razão de telhados quebrados. Em galpões e cabines, sobra água chão afora.

RECEBIMENTO DE BOLETIM POR EMAIL

Digite abaixo seu email. Recebimento a partir da próxima edição.