Nossa data-base está bem próxima: 1º de outubro. Precisamos estar com espírito de mobilização desde já, prontos para fazer uma campanha salarial que represente avanços de fato, principalmente considerando que a Usina de Monlevade esteve de vento em popa ao longo da pandemia. E assim continua.

O anúncio da entrada em operação do Laminador 3 em janeiro do ano que vem é mais um capítulo do alto desempenho que a categoria mantém. Em boletins anteriores, já publicamos números indicativos da produtividade e dos ganhos da siderúrgica.

Por outro lado, algumas conquistas econômicas e sociais reivindicadas há anos a cada campanha são descartadas pela empresa sob argumentos diversos: às vezes supostos custos, outras vezes comparações com outras unidades tendo como base parâmetros discutíveis e, em outras, “inseguranças” de mercado (mesmo que o cenário real mostre o contrário).

O Sindicato já está engajado na preparação da campanha, inclusive com discussões estratégicas junto aos companheiros e companheiras de outras entidades sindicais. Em breve, reuniões setoriais. Aguarde!

Prazo para inscrições para a CIPA da ArcelorMittal termina no dia 12

A luta pela saúde e vida dos trabalhadores e trabalhadoras é bandeira antiga da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), que sempre entendeu a importância das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA). Para a entidade, a CIPA é um instrumento de luta e organização, mas também tem papel fundamental na melhoria da condição de trabalho dos brasileiros e brasileiras e está prevista na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (Nr5). [Trecho de matéria “CIPA é fundamental para proteger saúde e garantir melhor condição de trabalho” – leia mais em nosso site].

GRUPO 19: Campanha 2021 –
Com os companheiros, com o Sindicato

Depois de se acumularem três convenções coletivas em aberto no Grupo 19, o Sindmon-Metal e a categoria conseguiram, este ano, aprovar junto a Sime (patronal) uma proposta que garantiu a manutenção de conquistas anteriores e reduziu as perdas salariais.

Com a conhecida postura dos patrões do G19, que vinha dificultando que pendências fossem superadas, a campanha foi um avanço, mas há ainda novos passos a dar.

A data-base deste ano se aproxima, e os companheiros e companheiras precisam estar prontos(as) para caminhar mais uma vez com o Sindicato, com a coragem e a determinação necessárias.

É importante também reconhecer a necessidade de fortalecimento do Sindicato, para que as lutas possam avançar. Tanto a sindicalização quanto a contribuição aprovada em assembleia fortalecem todos nós.

Patrão não pode dificultar vacinação

Conforme denúncias, uma empresa do Grupo 19 estaria limitando a apenas 1 hora o tempo de liberação dos trabalhadores para tomarem vacina contra a Covid-19.
Este tipo de atitude é condenável. Filas, trânsito e outros problemas dessa natureza não dependem do trabalhador.

A vacina é como um equipamento de proteção individual. E tem reflexos coletivos. Patrões têm obrigação de facilitar o seu uso e podem até ser responsabilizados por contaminação no local de trabalho.

Estacionamento da ArcelorMittal

Estacionamento de motos foi tema de boletim anterior. O assunto volta à pauta, mas agora são os carros, principalmente no horário das 15h às 23h: não há espaço para estacionar, até porque mesmo motoristas sem qualquer relação com a Usina têm utilizado o local nesse horário. Como consequência, trabalhadores e trabalhadoras da Usina acabam tendo que estacionar na via pública.

A ArcelorMittal precisa assumir esse problema e buscar solução, já que é proprietária do estacionamento.

A questão já foi apresentada à gerência inúmeras vezes.

ABONO GRUPO 19

Conforme a Convenção Coletiva, o valor do abono, a ser pago até o dia 10 de agosto, é de R$ 272,30.

[VERSÃO EM PDF]>>>

RECEBIMENTO DE BOLETIM POR EMAIL

Digite abaixo seu email. Recebimento a partir da próxima edição.