Versão em PDF>>>

[VERSÃO EM TEXTO]

– Assembleia define posição da categoria sobre tabela de revezamento

O Sindmon-Metal realiza assembleia online no período de 16 a 18 deste mês para que trabalhadores e trabalhadoras de turnos de revezamento manifestem-se sobre a tabela atualmente em vigor.

Para que a categoria possa votar de forma secreta, sem pressões – e considerando as restrições definidas em decreto municipal sobre a Covid-19 –, o Sindicato optou por utilizar formulário online (como já fez em 2020) para esse fim.

O que está em votação

O Acordo de Tabela de Revezamento assinado em 16 de novembro de 2020 teve início de vigência em 01/03/2020 (sim, foi retroagido) e se estende até 17/11/2021.
Esse Acordo prevê a possibilidade de avaliação da tabela após seis meses de aplicação, podendo, em caso de reprovação, retornar à anterior.

Não está previsto propor, antes do final da vigência, novo modelo, como, por exemplo, a tabela de 12 horas, demanda que parte da categoria tem defendido. Mas, após 17 de novembro, essa proposta pode ser negociada.

As opções em votação na assembleia incluem inverter horário de folga na tabela atual.

– ENQUADRAMENTO

O Sindmon-Metal encaminhou à ArcelorMittal Monlevade na segunda-feira (14) uma solicitação de agendamento de reunião para discutir a política de enquadramento da empresa.

Na pesquisa realizada com os trabalhadores que participaram das reuniões setoriais (entre os dias 7 e 11 deste mês), o Sindicato apurou dados que demonstram falta de divulgação de detalhes do plano de cargos e salários, insegurança e insatisfação.

DADOS DE QUEM RESPONDEU À PESQUISA

FAIXA SALARIAL (R$):
60%: de 1.900 a R$ 2.800
30%: de 2.801 a R$ 3.500
10%: acima de 3.500

SOBRE A POLÍTICA DE ENQUADRAMENTO
100%: insatisfeitos

EXPECTATIVA
80%: acham que nunca serão enquadrados
12%: acham que demorará mais de 10 anos
6%: creem que serão enquadrados em menos de 10 anos

2%: estão enquadrados

– PLR: valorizar a luta!

O Plano de Metas da PLR 2021 foi divulgado durante reunião da comissão negocial no último dia 9, com manutenção dos pesos das metas locais e globais – 50% cada – e alteração do piso salarial: de R$ 2.250,00 para R$2.300,00.

Essa reunião foi a primeira com os integrantes da comissão empossados este ano. Agora, os representantes do Sindicato são Guilherme de Freitas, Flávio Paiva (titulares), Diego de Freitas e Gleisson Fernandes (suplentes).

Bom trabalho, ao longo do mandato, a todos os representantes eleitos em maio! Fundamental valorizar a luta do Sindicato e da categoria por democracia e transparência!

Somos a única unidade da ArcelorMittal no Brasil que tem dois sindicalistas como titulares na comissão. Nas demais, apenas um. CONQUISTA MAIS DO QUE IMPORTANTE!

RECEBIMENTO DE BOLETIM POR EMAIL

Digite abaixo seu email. Recebimento a partir da próxima edição.