Redução de jornada de trabalho, emprego decente, juros mais baixo, defesa do meio ambiente, e construção de uma frente parlamentar em defesa do trabalho e da indústria do aço estão na pauta nos dias 21, 22 e 23

Redação CNM/CUT

Sindicalistas de todo o Brasil estarão esta semana em Brasília (DF) para três dias intensos de atividades em defesa da pauta da classe trabalhadora, e os metalúrgicos da CUT estarão presentes.

Nesta terça-feira (21), haverá um ato pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, na Câmara dos Deputados. Será lançada uma Frente Parlamentar Mista que defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 221/2019), de autoria do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que está a frente sobre o assunto.

Na quarta-feira (22), a CUT e as demais centrais sindicais farão um ato, unindo trabalhadores do campo, cidade, das florestas e das águas, para defender uma extensa pauta que inclui emprego decente, menos impostos, juros mais baixos, educação de qualidade, defesa do meio-ambiente, e outros pontos. A concentração da atividade está marcada para às 8h, no estacionamento entre a Torre de TV e a Funarte, no Eixo Monumental.

E na quinta-feira (23), haverá o pré-lançamento da Frente Parlamentar em defesa da Indústria e do Trabalho no Aço, atividade em que a CNM/CUT participa ativamente da construção e que faz parte das negociações dos segmentos industriais da entidade nos últimos meses.

Mobilização em defesa das pautas da categoria

O presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, afirma que a entidade está mobilizando sua base de trabalhadores, junto também a companheiros e companheiras de outros ramos industriais ligados à CUT, para que estejam presentes no lançamento da Frente Parlamentar Pela Redução da Jornada de Trabalho, no dia 21, mostrando o interesse sobre a pauta.

“Queremos garantir que a PEC possa caminhar na Comissão de Constituição e Justiça, onde está hoje, e que assim ela fortaleça nosso entendimento de que a pauta da redução da jornada é importante para trazer mais empregos, dar mais saúde aos trabalhadores, dando a eles um tempo de lazer maior, o que impacta na qualidade de vida deles”, disse o sindicalista.

Sobre a marcha das centrais no dia 22, Loricardo destaca que é um momento para mostrar ao governo, aos empresários e aos parlamentares que é hora de garantir a pauta dos trabalhadores que inclui, além da redução da jornada de trabalho e defesa de direitos, a discussão sobre negociações e contratações coletivas, e a proposta de representação sindical e sustentação financeira das entidades sindicais.

“É preciso que o Congresso Nacional coloque essas pautas na sua agenda, porque são os sindicatos que fazem a vida dos trabalhadores melhorar, garantindo e conquistando direitos, lutando por mais renda e emprego. É necessário ter, seja um projeto de lei, proposta de emenda à Constituição ou Medida Provisória, enfim, uma regulação para garantir a representação sindical, é por isso que estamos pressionando os parlamentares”, comentou o dirigente.

A última agenda, no dia 23, o lançamento da Frente parlamentar em Defesa da Indústria e Trabalho no Aço, envolve, além da CNM/CUT, parlamentares, empresários e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). “Os trabalhadores precisam estar inseridos nesse debate sobre a cadeia produtiva do aço, da siderurgia, e por isso estaremos lá no lançamento dessa Frente, fortalecendo esse importante espaço para a discussão do segmento”, finalizou o presidente da CNM/CUT.

Foto: José Cruz/Agência Brasil