Diretores do Sindicato juntaram suas vozes às famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana

Lucas Costa, Ascom Sindmon-Metal

Dirigentes do Sindmon-Metal participaram, na última sexta-feira (22), em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, do ato por auxílio financeiro, saúde e água para todos, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pela Comissão de Atingidos de Cachoeira Escura.

A manifestação reivindicou garantia da água de qualidade, com fonte de captação alternativa ao Rio Doce, reconhecimento dos danos à saúde e realização de estudos que auxiliem na estruturação do SUS para que haja atendimento adequado às necessidades da população atingida, além da execução do Plano Municipal de Saúde, por parte da Fundação Renova, uma instituição criada pela Vale, Samarco e BHP Billiton, por meio de um compromisso jurídico chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta para conduzir a reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015 nas instalações da mineradora Samarco localizadas em Bento Rodrigues, distrito de Mariana.

Os moradores de Cachoeira Escura reivindicam ainda o pagamento do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE), com retroativos, a todos atingidos e atingidas que tem direito.

Além dos dirigentes sindicais de Monlevade, participaram do ato representantes do Metasita, SECI/Ipatinga, SINDUTE/Ipatinga, CUT Vale do Aço, entre outras associações e comunidade.