Papa se reuniu com membros da Confederação Geral Italiana do Trabalho, e disse que apesar dos avanços tecnológicos, expectativas de justiça no âmbito trabalhista foram frustradas

Ascom Sindmon-Metal, com informações de Vatican News

Na segunda-feira (19), o Papa Francisco reuniu-se, no Vaticano, com cerca de 6 mil membros da Confederação Geral Italiana do Trabalho.

Dirigindo-se aos presentes, o líder da Igreja Católica enfatizou que vivemos em uma época em que, apesar do progresso tecnológico, as expectativas de justiça na esfera do trabalho falharam, às vezes precisamente por causa desse sistema perverso conhecido como tecnocracia.

Ainda segundo o Papa, o trabalho é parte da construção da sociedade, e trata-se de uma primeira experiência de cidadania, na qual se forma a comunidade de destino, como fruto do empenho e dos talentos de cada um.

Sindicatos são chamados a ser “a voz dos sem-voz”

Francisco ainda disse durante o discurso que o “sindicato é chamado a ser a voz dos sem-voz”. Em particular, o Papa pediu que cuidem dos jovens, que muitas vezes são obrigados a contratos precários, inadequados e escravizadores.

Vídeo: Reprodução
Foto: Vatican Media