O dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) José Quirino, falecido no último dia 19, foi homenageado por sindicalistas de várias partes do mundo na segunda-feira (29).

A homenagem foi no primeiro dia do Encontro da Rede Global de Sindicatos da ArcelorMittal (»ArcelorMittal Global Trade Union Network Meeting», em denominação oficial), encerrado nesta quarta-feira (30), em modalidade online. Quirino coordenava a Rede de Trabalhadores da ArcelorMittal Brasil, função que, agora, passou a ser ocupada pelo vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, Osvair Barbosa.

Durante a homenagem, foi destacado seu papel especial como liderança de destaque no sindicalismo brasileiro.

No encontro, o Sindmon-Metal foi representado por Flávio de Paiva, que, junto a Guilherme de Freitas, é um dos representantes da entidade na Rede de Trabalhadores da siderúrgica.

[O diretor do Sindmon-Metal Flávio, tendo ao fundo foto de Quirino, durante encontro internacional de lideranças sindicais da Rede de Trabalhadores da ArcelorMittal (Reprodução de tela)]