Sindicatos e movimentos sociais preparam Ato e paralisações do dia 25 de novembro

[Escrito por: CUT/MG]

[Foto: Lidyane Ponciano / Sind-UTE]

Sindicatos CUTistas, federações e movimentos sociais debateram e articularam, em Plenária realizada na tarde de segunda-feira (21), na sede da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT), a próxima Agenda de Lutas. A principal mobilização é o Dia Nacional de Paralisações e Lutas por Direitos, com paralisações e atos, na próxima sexta-feira, 25 de novembro. A concentração acontecerá na Praça da Estação, por volta das 11 horas, quando já estarão no local trabalhadoras e trabalhadores da saúde, da base do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), a Frente Estadual em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Marcha Mundial de Mulheres, que realizará o Ato “Nenhuma Mulher a Menos, Nenhum Direito a Menos”.

Depois todos os manifestantes se dirigirão para a Praça Sete, para seguir em marcha até a Assembleia Legislativa (ALMG). Às 14 horas, na Assembleia Legislativa, acontecerá a audiência pública do Dia Latino-Americano de Combate à Violência contra a Mulher. Na sexta-feira (25), paralisarão as atividades trabalhadoras e trabalhadores da saúde, da educação, petroleiros e da base do Sindibel. Técnico-administrativos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e outros estabelecimentos de ensino federais já estão em greve. Metalúrgicos, bancários, metroviários e outras categorias farão mobilizações e atos.

Nesta terça-feira (22), às 8 horas, acontece Ato contra a Violência na UFMG, em repúdio à repressão da Polícia Militar a estudantes das ocupações, ocorrido na última sexta-feira (18).  Na quarta-feira (23), o Sindibel promove Sarau, Poesia, Música e Debate, às 19 horas. Na quinta-feira (24), às 19 horas, no Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, será lançada a campanha “Se é Público é para Todos”. No dia 29 de novembro, próxima terça-feira, vai ser realizada caravana a Brasília contra a PEC 55.