Ao final da manifestação, houve abraço simbólico no trevo da BR-381 [Foto: Wir Caetano]
A Arquidiocese de Itabira-Coronel Fabriciano realizou em João Monlevade, no Dia da Independência (7 de setembro), a 24ª edição do Grito dos Excluídos. Representantes de pastorais da região, movimentos sociais e imprensa independente participaram do evento. O Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmon-Metal) foi um dos apoiadores da iniciativa.
Com o lema ““Desigualdade Gera Violência: Basta de Privilégios””, houve concentração às 8h na Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto), onde se iniciou uma caminhada até o trevo da avenida Armando Fajardo com BR-381 (“rodovia da morte”), que foi abraçado simbolicamente.
Participantes carregaram faixas e cartazes com mensagens por democracia, igualdade e justiça, e nomes de trabalhadores rurais assassinados foram expostos em cruzes carregadas por fiéis e militantes.