Pauta foi aprovada em assembleia realizada na quarta-feira, dia 25; categoria quer também abono de R$ 2.800 e cartão alimentação; Sindicato avalia que bom momento do mercado siderúrgico exige valorização dos trabalhadores

[Escrito por:  Wir Caetano]

Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) na quarta-feira (25), trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a pauta para a campanha salarial da ArcelorMittal Monlevade deste ano. A categoria, que tem data-base em 1º de outubro, reivindica reajuste de salarial 13,16%, abono salarial de R$ 2.800,00 e cartão alimentação de R$ 500,00.

O valor reivindicado para reajustar os salários considera a inflação acumulada nos últimos 12 meses até setembro deste ano, com base nos dados já apurados do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) até julho, e estimados para os meses de agosto e setembro, chegando a 9,46%. A este percentual foi adicionado um ganho real (isto é, acima da variação inflacionária) de 3,38%. A multiplicação dos dois valores resulta nos 13,16%.

Todas as demandas econômicas, como o abono e o cartão alimentação, são fruto de cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e avaliação da conjuntura econômica. O Sidmon-Metal também considera informações de campanhas de outras entidades sindicais, como a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT).

Otimismo

O Sindicato considera que o momento econômico, ao mesmo tempo em que está marcado por uma inflação alta, que corrói o poder de compra dos salários, está caracterizado também por otimismo no mercado de aço. É o que demonstram as decisões de investimento de diversos grupos siderúrgicos, reportados na mídia especializada em economia e, especialmente, nesse segmento.

A ArcelorMittal anunciou que, em janeiro do ano que vem, irá colocar em operação o terceiro laminador, plano que vinha sendo postergado desde 2015, o que resultará em geração de cerca de 120 novos empregos diretos. Em março, o grupo já tinha retomado um projeto de expansão em Santa Catarina.

O grupo Gerdau também anunciou investimentos de R$ 6 bilhões em usinas em Minas Gerais, reativação de uma unidade no Paraná e outra em São Paulo. A Usiminas, por sua vez, avalia instalar uma linha de aço galvanizado em Cubatão.

Há cerca de uma semana, em boletim para a categoria, o Sindmon-Metal deu o recado: “mercado animado; a classe trabalhadora precisa ser valorizada”.

[Fotos: Wir Caetano / Dabliê]