O Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) cedeu espaço em sua sede para o grupo GIRA CULTURA, que o utilizará para ajudar interessados no preenchimento do CADASTRO MUNICIPAL DE CULTURA, necessário para recebimento dos recursos da Lei Aldir Blanc.

Artistas, artesãos, integrantes de grupos tradicionais (congado, marujada etc) e outros trabalhadores e trabalhadoras da CULTURA que encontrem alguma dificuldade para preenchimento do cadastro online (disponível do site da Prefeitura de João Monlevade) podem entrar em contato com a equipe de suporte do GIRA.

O atendimento será feito presencialmente, no horário de 8 às 12 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras. Para evitar aglomeração, será atendida uma pessoa por hora e é necessário agendar previamente pelo WhatsApp 99509-4471. Exige-se uso de máscara no local.

O QUE É A LEI ALDIR BLANC
A Lei 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) determina a liberação de recursos federais a estados, Distrito Federal e municípios para ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante o período de pandemia da Covid-19. Esses recursos terão três destinações: 1 – auxílio emergencial mensal a trabalhadores e trabalhadoras da cultura; 2 – manutenção a espaços culturais, empresas e organizações comunitárias de cultura; 3 – editais ou outros instrumentos para prêmios e outras formas de apoio ao setor cultural.

O QUE É O GIRA CULTURA
O grupo GIRA CULTURA reúne trabalhadores e trabalhadoras da cultura de João Monlevade, dos mais diversos setores, para articulações que visam à aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc na cidade de forma democrática, transparente e eficaz.