Uma homenagem a quem tanto fez pela causa sindical!

Na reunião ordinária dessa quarta-feira, 18, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 439/2022, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PTB), que concede o título de Filho Ilustre do município de João Monlevade a José Quirino dos Santos, que faleceu ano passado.

Segundo o vereador, a homenagem é uma maneira de reconhecer os relevantes serviços prestados por Quirino ao movimento sindical, especialmente em prol dos trabalhadores metalúrgicos.

Nosso saudoso e querido Quirino nasceu em 15 de novembro de 1957 em João Monlevade. Na usina de Monlevade, ele trabalhou como mecânico, no setor de Laminação, e, interessado nas questões relativas à saúde e segurança, integrou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Sua entrada no sindicalismo se deu em 1996, como integrante efetivo do Conselho Fiscal da diretoria do segundo mandato de Luiz Cláudio do Patrocínio (que presidiu o sindicato no período de 1993 a 2002, em três gestões de três anos).

No terceiro mandato de Luiz Cláudio, iniciado em 1999, Quirino assumiu a Secretaria de Divulgação e Imprensa. Seu perfil de liderança o fez tornar-se presidente da entidade em 2002, cargo em que permaneceu por três mandatos consecutivos, até 2011.

Ao deixar a presidência do Sindicato, em 2011, ele passou a ocupar a Secretaria de Administração e Finanças até a data de seu falecimento. À frente dessa pasta, um de seus principais focos foi garantir a saúde financeira da entidade para melhor atender aos trabalhadores e trabalhadoras de sua base e a comunidade. Quirino faleceu no dia 19 de junho de 2021, após sofrer um acidente doméstico.