Após algumas reuniões realizadas em 2022 entre o Sindmon-Metal e a gerência da ArcelorMittal para tratar de problemas relacionados ao cotidiano dos trabalhadores, o sindicato protocolou denúncia ao Ministério Público do trabalho diante da falta de respostas e de soluções por parte da empresa para as dificuldades continuamente relatadas pelos trabalhadores.

As reclamações envolvem questões relacionadas à saúde e segurança, como aspectos inapropriados no ambiente de trabalho, más condições ergonômicas durante a realização de alguns serviços e insuficientes banheiros femininos em funcionamento. Além disso, também foram apontadas condutas abusivas de gerentes, clima de trabalho ruim e dificuldades que alguns trabalhadores enfrentam para fazer o horário de almoço devido à escassez de mão de obra, dentre outras.

Após uma primeira reunião de mediação, realizada no dia 15 de fevereiro, o Ministério Público do Trabalho propôs que a empresa manifestasse em tempo hábil alternativas para solucionar os problemas relatados.

Na manhã dessa segunda-feira (6), a ArcelorMittal convidou o sindicato para uma reunião na qual expôs os procedimentos de adequação propostos em ata do Ministério Público. Durante a reunião, a empresa indicou que algumas resoluções já foram tomadas.

Depois do encontro, a empresa encaminhou para o sindicato a ata e os slides em que apresentou os problemas levantados que já foram solucionados e outros ainda a serem resolvidos. Após revisão e assinatura de ambas as partes, o documento será entregue em conjunto ao Ministério Público do Trabalho no dia 13 de março. Dessa forma, o sindicato manifesta que acompanha a situação e se dispõe a seguir as tratativas com a empresa e a acompanhar o processo de adequações a partir do compromisso firmado pela ArcelorMittal.