Sede do Sindmon-Metal, no bairro José Elói [Foto: Wir Caetano]
O Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) realiza nos dias 2 e 3 de março a eleição de diretoria para a gestão 2017-2020. Uma única chapa participa do pleito, presidida por Otacílio das Neves Coelho, que concorre à reeleição para um segundo mandato.

Na composição da chapa, além do presidente, integram a diretoria executiva Marcelo de Oliveira Carvalho, para vice-presidente; Marco Antônio da Silva, secretário-geral; José Quirino dos Santos, secretário de Administração e Finanças.; Joselito Marques Abrantes, secretário Social e de saúde; Eduardo de Oliveira Alfeu , secretário de Divulgação e Imprensa (para substituir o atual, Wilson Carlos Dias, “Lustroso”); e Juscelino de Moura Gomes, secretário de Formação Sindical.

Outros 23 nomes completam a relação de componentes, entre suplentes da diretoria , Conselho fiscal e Conselho de Aposentados.

Podem votar todos os sócios do Sindmon-Metal, da ativa ou aposentados. As urnas de votação ficarão na sede do Sindicato e em outros 10 lugares fixos: portaria do Zebrão, Clube Recreativo da Vila Tanque, Associação dos Aposentados, centros comunitários do bairros Cruzeiro Celeste, República, Lourdes, Loanda e Satélite (Redondo), sede da Remoções Monlevade (na avenida Getúlio Vargas nº 7070, em frente ao antigo Posto Gentil) e no Centro Pastoral de Bela Vista de Minas. Haverá ainda duas urnas itinerantes que circularão por João Monlevade, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Domingos do Prata e Nova Era.

Balanço

Otacílio das Neves Coelho, ao fazer um balanço de seu primeiro mandato, iniciado 2014, avalia que o Sindmon-Metal procurou ter uma relação mais estreita com instituições representativas de movimentos sociais e compromisso com a defesa de conquistas dos metalúrgicos e com avanços, apesar da “difícil conjuntura econômica e política”. A entidade buscou também atuar em pautas de âmbito nacional, em sintonia com políticas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), à qual o sindicato é filiado.

Quanto às metas para uma próxima gestão, o atual presidente diz que o slogan da chapa traduz em três palavras as bases do que a diretoria pretende consolidar: “autonomia, liberdade e transparência”.