Entidade foi à Brasília e solicitou participação em viagem à China, além de melhorias em projetos para segmento eletroeletrônico

Redação CNM/CUT

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) solicitou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) a participação da categoria na caravana coordenada pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin que irá a China, em junho, envolvendo a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) em encontro a ser realizado em Pequim, com a agendas voltadas à cooperação bilateral em comércio, investimentos e ciência, tecnologia e inovação.

Outra ação da CNM/CUT junto ao MDIC foi a proposição de uma série de medidas para aprimorar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS) e a Lei de Informática, projetos do governo federal que estão em processo de implementação. Ambas solicitações foram entregues na última quinta-feira (2), durante agenda dos sindicalistas em Brasília.

Para o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, não é possível ter projetos importantes para a indústria do país sem a participação dos trabalhadores. “O governo federal se comprometeu a chamar-nos para tratar do novo PADIS, fazendo interlocução inclusive com o setor empresarial e os trabalhadores, para debater melhor qual é a proposta que irá ao Congresso Nacional futuramente”, afirmou o dirigente.

Sobre a viagem à China, Loricardo disse que cobrou do governo uma posição sobre a produção de máquinas agrícolas no Brasil e o nível de produção de conteúdo local, já que existe um movimento de pequenos agricultores brasileiros trazendo maquinário importado do país asiático em detrimento da indústria local.

“É preciso haver critérios para ter um índice mínimo de conteúdo local, para que o financiamento de compra de máquinas no Brasil vá para a indústria brasileira, produzindo empregos aqui, e para isso estamos buscando junto ao BNDES critérios  de financiamento para que a indústria nacional seja geradora de empregos, com qualidade e participação dos trabalhadores” pontuou, o dirigente.

Redução da jornada e frente do aço

Ainda em Brasília, a comitiva dos metalúrgicos da CUT acertou agendas importantes para a segunda quinzena de maio. No dia 21 de maio, haverá um encontro no Congresso Nacional para debater a proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução de jornada de trabalho de 44 horas para 36 horas, sem redução de salário, de forma escalonada nos próximos dez anos. O texto foi elaborado pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

No dia 23 de maio será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e Trabalho no Aço, iniciativa costurada por parlamentares e trabalhadores nos últimos meses, articulada também pelo deputado Reginaldo Lopes.

O presidente da CNM/CUT acredita que a Frente será um espaço importante para ampliar os debates sobre a cadeia produtiva do aço e siderurgia no país. “Será um espaço para nós trabalhadores articular junto aos parlamentares, empresários, governo, construindo uma frente tão importante para uma indústria vital ao país”.

Além do Loricardo, estiveram presentes na comitiva que foi à Brasília o coordenador de segmentos da CNM/CUT, Juarez Estevam Ribeiro; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas e da CUT Amazonas, Valdemir Santana; e a secretária geral e de formação da CUT Amazonas, Dulce Rodrigues Sena.