EDITAL – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade convoca todos os trabalhadores da ARCELOR MITTAL MONLEVADE, sócios e não sócios do Sindicato para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a se realizar no dia 9 de agosto de 2023, quarta-feira, em dois turnos, sendo o primeiro às 07h30, em primeira convocação, e às 08h, em segunda convocação, com qualquer número, e o segundo às 16h30 em primeira convocação, e às 17h em segunda convocação, com qualquer número, na sede do Sindicato, à rua Duque de Caxias, 165, bairro José Elói, João Monlevade, ao lado da Policlínica, obedecendo a seguinte ordem:

1. a) Leitura do edital de convocação;
  2. b) Discussão, elaboração e aprovação da Pauta de Reivindicação para renovação do Acordo Coletivo 2023/2024;
  3. c) Autorização à diretoria do Sindicato para celebrar Acordo Coletivo ou Convenção Coletiva direta ou indiretamente com a empresa ou entidades patronais, e, se for o caso, indicar árbitro, mediador e instaurar os competentes Dissídios Coletivos, podendo, no decorrer das negociações, alterar a pauta com exclusão, inclusão ou modificação de reivindicações;
  4. d) Aprovação da taxa negocial para custeio e fortalecimento da entidade;
  5. e) Palavra franca sobre os assuntos relacionados com os objetivos da assembleia;
  6. f) Redação, leitura, discussão e aprovação da ata da assembleia ora convocada;
  7. g) Encerramento.

João Monlevade, 7 de agosto de 2023

Otacílio das Neves Coelho – Presidente

Companheiros e companheiras, vamos lutar por um salário mais justo!

A administração da ArcelorMittal afirma, em suas demonstrações financeiras, que “o ano de 2022 foi muito bom para a ArcelorMittal Brasil, considerando desde os volumes de vendas e produção até os resultados financeiros”.

Embora 2021 tenha se consolidado como o melhor ano no setor nas últimas décadas, os resultados de 2022 representaram uma volta aos patamares esperados, com números ainda assim significativos. As receitas líquidas da empresa subiram 3,8% em 2022, chegando a R$71,6 bilhões. O Ebitda (indicador para a medição dos resultados. Considera o lucro de uma empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrado foi de R$14,9 bilhões. 12,7 milhões de toneladas de aço foram produzidas pelo grupo no Brasil. No primeiro trimestre de 2023, a Arcelor registrou receita operacional de US$1,2 bilhão e um Ebitda de US$1,8 bilhão. Como podemos ver, os números indicam resultados robustos, com consideráveis lucros para a empresa tanto no ano passado como no primeiro trimestre deste ano.

A conjuntura atual indica que estamos em um bom momento, com vários Acordos Coletivos sendo fechados com aumento real. Em análise realizada pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 85,9% das categorias com data-base em junho analisadas conquistaram aumentos reais nos salários, 12,3% tiveram reajuste igual à inflação e apenas 1,8% não conseguiram. É importante também salientar que o salário mínimo reajustado pelo Governo Federal teve um aumento real de aproximadamente 3%.

É com esse cenário que vamos começar nossa mobilização para a campanha salarial, mas é sempre bom lembrar que nossas reivindicações só serão escutadas se muitas vozes se manifestarem. Dê sua opinião, não deixe outras pessoas decidirem por você, participe da assembleia de criação de pauta de reivindicações.

Fontes: Ministério do Trabalho e Emprego, IBGE e DIEESE.

One thought on “RAPIDINHO Nº 333 – CAMPANHA SALARIAL 2023: É hora de discutir a nossa pauta de reivindicações”
  1. 1986 o povo da siderurgia era mais corajoso que nos nossos tenpos a usina não tem como funcionar sem os trabalhdores vão prá cima vão a luta pois sem ela não tem vitória