[Escrito por: Wir Caetano/Sindmon-Metal]

Em assembleia realizada na sede Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) no começo da noite de quinta-feira (15), trabalhadores do Grupo 19 aprovaram a pauta econômica para a campanha salarial 2016/2017.

As principais reivindicações são: reajuste salarial de 13%, inclusive para os pisos; prêmio por redução de acidentes de trabalho de R$ 97,00; auxílio-funeral de R$ 766,36; multa por descumprimento de acordo: R$ 791,00.

Para a PLR 2016, a categoria reivindicou a correção dos valores do ano anterior em 9,9% (variação inflacionária estimada). No caso das indústrias de fora de Usina, por exemplo, o valor reivindicado é de R$ 2.108,76, com antecipaçao de R$ 1.054,39 (que deveria ter sido paga em julho); nas demais categorias de empresas do G19, a parcela já foi paga.

Quanto à segunda parcela da PLR de 2015, que permanece pendente de pagamento nas indústrias de fora desde dezembro, os trabalhadores reprovaram tanto a proposta patronal de pagar um valor de R$ 193,75 quanto a sindical, de R$ 360,00. A assembleia decidiu que deverá ser feita cobrança na Justiça, em processos separados empresa por empresa, mas mantida a possibilidade de negociação.