O Sindmon-Metal recebeu com entusiasmo a notícia da ampliação da Usina de Monlevade, que, obviamente, é investimento que aquece significativamente a economia local (indústria, comércio, rede hoteleira, mercado imobiliário, toda uma cadeia de serviços). O aumento de postos de trabalho é mais do que bem-vindo.

Tudo isso é resultado da alta qualidade dos trabalhadores e trabalhadoras que contribuem para a produção da riqueza e que, em plena pandemia (e todos os problemas daí decorrentes), mantiveram a todo vapor a produção nesta cidade, “capital do fio-máquina” (conforme expressão da própria ArcelorMittal).

Há quase 15 anos, todos aguardamos essa notícia, postergada muitas e muitas vezes apesar de investimentos em algumas outras unidades em outros pontos do país.

É importante que o município se prepare adequadamente para lidar com o novo cenário, com a chegada de um grande contingente de pessoas de outros municípios, com novas necessidades e desafios sociais. Certamente, o poder público deve estar fazendo avaliação dessas questões. Aliás, uma audiência pública seria bem-vinda, para maior participação da comunidade na discussão desses temas.

Necessário também pensar na questão das demandas dos novos trabalhadores e trabalhadoras, que devem poder contar com liberdade para sindicalização, já que os benefícios da classe trabalhadora da Usina, que revertem em ganhos para toda a cidade, são conquistas de luta sindical por anos e anos.

Otacílio das Neves Coelho – Presidente do Sindmon-Metal – nov/2021