Será que compensa?

Conforme o acordo entre Arcelor e Sindicato referente à tabela de revezamento, os trabalhadores do turno têm direito a sete dias de compensação durante a vigência do acordo. Porém, na Manutenção têm sido constantes os relatos de funcionários que têm dificuldades para fazer essa compensação em sábados ou domingos, porque a chefia tem pedido que as compensações ocorram apenas durante a semana e quando os empregados estão no turno de 07h às 15h.

As reclamações giram em torno do fato de que os trabalhadores desejam, de modo justo, aproveitar o fim de semana com suas famílias, o que raramente tem sido possível. Destacamos que o bem-estar do trabalhador e a qualidade de seu convívio social são de extrema importância, caso contrário, o acordo não teria tanta relevância.

Iluminação de emergência precária

Algumas semanas atrás, houve um apagão em toda a Usina. Foi detectado que boa parte das luminárias de emergência não funcionou, gerando um ambiente inseguro para os trabalhadores. Representantes da empresa falaram que estão cientes do problema e prometeram soluções. Para a segurança de todos, precisamos que os trabalhadores dentro da empresa fiscalizem e denunciem se providências foram tomadas, se o problema foi sanado e se lâmpadas estão sumindo.

Poeira leva a melhor

Numa área de trabalho com exposição a agentes agressivos, como poeira e particulados, é fundamental o uso de EPIs de boa qualidade para amenizar os efeitos na saúde. Infelizmente, não é o que está acontecendo em relação às máscaras oferecidas, que não atendem de modo satisfatório a essa demanda. Reclamações já foram feitas em várias áreas da Usina, porém ainda não surtiram efeito, pois a mesma máscara continua sendo fornecida. Pedimos que haja maior compreensão em relação a essa situação, pois são os trabalhadores que estão na linha de frente da produção e merecem maior respeito.

Café com os aposentados

O Sindmon-Metal, em uma iniciativa da nova diretoria, começou em junho deste ano a promover um café da manhã especial mensalmente para os aposentados da nossa entidade. Esses encontros se tornaram um espaço único para conversas, reencontros e discussões sobre o futuro do sindicato. Também você aposentado que continua na ativa está convidado. O nosso próximo encontro será no dia 29 de novembro, às 09h.

EPI é um direito

Os EPIs são fundamentais para a segurança no trabalho e devem ser devidamente disponibilizados pelo empregador. No entanto, funcionários da Sankyu denunciaram que estão sendo notificados se não levarem o EPI usado ao solicitar um novo. Fazemos uma pergunta: e se, por exemplo, o empregado perder uma luva? Como fica a situação? Haverá desconto em folha?

Diretor do Sindmon-Metal assume a Secretaria da Juventude da CNM/CUT

Romário Lourenço da Silva, diretor do Sindmon-Metal e operador de laminação na ArcelorMittal Monlevade, assumiu a Secretaria da Juventude da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). Criada em 2011, a secretaria visa ampliar a participação de jovens no movimento sindical. Nascido em João Monlevade-MG em 1993, Romário ingressou na diretoria do sindicato em 2021 e continuará como secretário Social. O Sindmon-Metal destaca a importância da renovação sindical e deseja a Romário um mandato de sucesso, com compromisso e responsabilidade, no exercício de suas funções.

Obrigado pelo apoio!

Aos trabalhadores e trabalhadoras que decidiram fortalecer nossa entidade com a contribuição assistencial, nosso sincero agradecimento! Sua colaboração auxilia nossas ações e amplia a luta por benefícios que todos desfrutam. Lembramos que cada contribuição faz a diferença na construção de um sindicato mais sólido e atuante. Juntos, somos mais fortes!

By admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *