O aplicativo Trabalho sem Assédio foi lançado oficialmente no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, durante cerimônia realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a participação de autoridades e representantes das instituições envolvidas.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Unicamp, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Organização Internacional do Trabalho, com apoio do Ministério Público do Trabalho. O aplicativo tem como objetivo agilizar e facilitar o registro de denúncias de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
De acordo com o professor e pesquisador da Unicamp José Roberto Heloani, coordenador do acordo de cooperação pela Universidade, o projeto teve início em 2019, inspirado na experiência de uma plataforma digital desenvolvida em parceria com a pesquisadora Margarida Barreto, referência nacional nos estudos sobre assédio no trabalho, que faleceu em 2022.
O aplicativo Trabalho sem Assédio está disponível para dispositivos Android, por meio da Play Store, e é voltado a todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
