O Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) celebra, neste 7 de setembro, 73 anos de uma trajetória marcada por lutas e conquistas. Fundado em 1951, com a missão de representar os trabalhadores da então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (atualmente ArcelorMittal), o Sindmon-Metal consolidou-se como uma entidade combativa, incansável na defesa dos direitos trabalhistas e comprometida com a justiça social.

Com o passar do tempo, ampliou sua base de representação, passando a atuar em defesa também dos trabalhadores das indústrias mecânicas, de material elétrico e eletrônico, desenhos/projetos e informática. Hoje, sua área de atuação abrange, além de João Monlevade, os municípios de Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo, reforçando ainda mais sua presença e importância regional.

Ao longo dessas mais de sete décadas, o sindicato enfrentou inúmeros desafios, mas sempre se manteve fiel à sua essência de luta coletiva e perseverança. Com uma atuação pautada na unidade e no empenho, a entidade não se limitou à defesa dos direitos dos trabalhadores, assumindo também um papel crucial na promoção da responsabilidade social e na defesa da democracia. A parceria sólida com diversas entidades sociais reflete seu compromisso permanente com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Essas conquistas só foram possíveis graças ao trabalho conjunto e à solidariedade entre o sindicato e todos os trabalhadores e trabalhadoras, cuja força e união são fundamentais para a continuidade dessa luta. Neste momento especial, o Sindmon-Metal parabeniza cada um deles, reconhecendo a importância de seu papel nessa história de sucesso e resistência.

Por fim, ao celebrar a história de uma instituição tão relevante, é imprescindível lembrar o nome de um dos maiores líderes sindicais do Brasil: João Paulo Pires de Vasconcellos. Presidente do Sindmon-Metal por dois mandatos, entre 1972 e 1978, João Paulo, falecido em 23 de agosto deste ano, foi uma das figuras centrais do “Novo Sindicalismo”, que trouxe uma nova prática sindical baseada na conscientização dos trabalhadores e na organização da base. Sua liderança marcou uma era de transformação no movimento sindical e deixou um legado inestimável.

Neste momento de significativas mudanças, o Sindmon-Metal vive uma nova fase com uma diretoria composta por jovens líderes, cheios de vontade de atuar e transformar. Inspirada pelas grandes figuras de sua história, a nova direção encara os desafios de hoje com coragem e inovação. As mudanças essenciais para este momento histórico estão sendo feitas, com o objetivo de atualizar e fortalecer a luta de sempre, mantendo vivo o compromisso com os direitos dos trabalhadores e com a justiça social.