Unidade deixou de ser competitiva para a empresa, que deve anunciar novos investimentos em Minas e no Brasil

Com informações de Diário do Nordeste e jornal O Fator

O fechamento da usina da Gerdau em Barão de Cocais surpreendeu muitos. A empresa anunciou no final de maio que a unidade entrará em um período de “hibernação”, resultando na demissão de quase 500 funcionários, sem contabilizar os terceirizados.

Segundo a Gerdau, a decisão foi tomada após uma “profunda análise da competitividade da planta, diante das condições do mercado de aço no Brasil”. Ao que tudo indica, trata-se de uma decisão de remanejar os investimentos no país, ainda que gerando demissões em massa.

A nota da empresa afirmava também que, além dos custos elevados de matérias-primas e a insuficiência da produção de minério de ferro próprio, a decisão sobre a paralisação das operações se devia também a “uma estrutura com menor nível de atualização tecnológica”. Cabe ressaltar que a Gerdau passou a operar a planta de Barão de Cocais em 1988.

No entanto, novos investimentos da empresa devem ser anunciados em breve para aumentar a produção no estado e no Brasil. As unidades de Ouro Branco e Divinópolis devem ser as principais beneficiadas. Além disso, a empresa anunciou que, temporariamente, hibernará sua usina siderúrgica instalada em Maracanaú, no Ceará, também gerando demissões. Conforme comunicado, uma obra de engenharia será realizada para adaptar a planta cearense para a produção de tarugos de até 12 metros, em um investimento que gira em torno de US$ 28 milhões.