86,1% das negociações salariais realizadas entre janeiro e abril deste ano resultaram em aumentos reais

Acom/Sindmon-Metal, com informações do DIEESE

Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 86,1% das negociações salariais realizadas entre janeiro e abril deste ano resultaram em aumentos salariais acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Nesses casos, o aumento real médio foi de 1,89%. Outros 10,8% das negociações no período garantiram a reposição da inflação, enquanto apenas 3,2% resultaram em perdas reais.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação acumulada de maio de 2023 a maio de 2024 foi de 3,93%, conforme registrada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o índice oficial de inflação do Brasil. Já o INPC, que calcula a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, teve uma alta de 3,34% no mesmo período.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil