Ascom/Sindmon-Metal

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) são instrumentos coletivos de trabalho resultantes de negociações coletivas, ambos previstos na CLT.

A CCT resulta de um acordo entre dois ou mais sindicatos, sendo de um lado o(s) sindicato(s) representativo(s) dos trabalhadores e do outro, dos empregadores. O ACT, por sua vez, é firmado entre um sindicato representativo dos trabalhadores e uma ou mais empresas da respectiva categoria econômica.

Anualmente, o Sindmon-Metal representa os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras em duas negociações coletivas: uma com a ArcelorMittal Monlevade, na qual é estabelecido um ACT, e outra com o SIME, a entidade patronal que representa outras empresas de nossa base, na qual é estabelecida uma CCT.

Foto: Divulgação
Montagem: Sindmon-Metal