Dia da Luta Operária de João Monlevade

Em 28 de dezembro de 2023, foi sancionada a lei municipal Nº 2601/2023, instituindo no Calendário Oficial do Município o “Dia da Luta Operária de João Monlevade”, a ser comemorado anualmente no dia 8 de agosto.

Segundo a lei, esse dia “tem a finalidade de preservar, honrar e homenagear os trabalhadores do Município, em especial dos metalúrgicos da antiga ‘Belgo-Mineira’, pelo histórico episódio que ficou conhecido como ‘Greve de 23 dias’, ocorrido a partir do dia 16 de julho de 1986”.

GREVE DE 1986

(Fonte: CEREM – Centro de Referência e Memória do Trabalhador)

No dia 16 de julho de 1986, a partir das 15 horas, trabalhadores da usina de Monlevade da então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (atualmente, ArcelorMittal) decidiram paralisar suas atividades, em resposta ao não atendimento a suas reivindicações.

Eles ficaram no interior da siderúrgica até a manhã do dia 08 de agosto, na que seria a mais longa greve de metalúrgicos na cidade até o momento. Foram 23 dias.

Uma verdadeira guerra de informações envolveu os dois lados – patrões e trabalhadores – e tomou conta da imprensa local, com repercussão na mídia nacional.

Um fato muito marcante desse acontecimento foi o apoio do Movimento das Mulheres, que, por iniciativa de esposas de metalúrgicos, como a professora Celeste Semião e Maria Leonides Ramos (Leo, casada com Antônio Ramos, que viria a presidir o Sindicato de 1987 a 1990), montou uma verdadeira cozinha junto às grades da usina, para dar suporte aos companheiros.

O médico Luiz Amaral, que trabalhava para a empresa, prestou assistência de saúde aos grevistas e, em razão disso, acabou demitido.

Saúde do coração

As doenças do coração são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, sendo influenciadas tanto por fatores hereditários quanto por hábitos de vida, como má alimentação, sedentarismo e tabagismo. Para prevenir problemas cardíacos, é essencial adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, manter um peso adequado, evitar o cigarro e realizar check-ups médicos. Essas atitudes ajudam a proteger o coração e garantir uma melhor qualidade de vida. Confira 5 dicas para proteger seu coração.

1 – Cuide da sua alimentação

Os alimentos fornecem a energia necessária para o funcionamento do corpo. No entanto, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, ricos em calorias, sal, açúcar e gorduras, tem levado ao aumento de doenças crônicas como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.

2 – Pratique atividade física regularmente

Manter uma vida ativa não só protege o coração, como também ajuda a manter os níveis  de açúcar e de colesterol no sangue equilibrados, os quais são parâmetros importantes para monitorar a saúde cardiovascular.

3 – Mantenha o peso saudável

O excesso de peso exerce um papel importante no surgimento das doenças cardiovasculares, sendo um dos fatores de risco mais prevalentes nos últimos anos.

4 – Fique longe do cigarro

Não é só o pulmão. Fumar tem um grande impacto na saúde do coração também. Na composição do cigarro, já foram catalogadas milhares de substâncias que, além do efeito de causar dependência, promovem obstrução das artérias, inflamação e aparecimento das placas de ateroma, nome dado à presença de gordura, cálcio e inflamação nas artérias que podem provocar aquela mesma obstrução do fluxo sanguíneo que precipita o infarto.

5 – Mantenha-se atento(a) em relação à saúde

Identificar os fatores de risco precocemente é sempre melhor para o sucesso do diagnóstico e do tratamento. Por isso, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um profissional de saúde regularmente para saber como está a sua saúde. Cuide bem do seu coração!

Fonte: Ministério da Saúde

Celebrar a vida

No dia 25 de julho, recebemos os aposentados em nossa sede. Além do cafezinho e do bate-papo, aproveitamos para parabenizar o companheiro José de Oliveira Vasconcelos, o Dedé, que completou 89 anos no dia 26 de julho.