Um total de 4.730 agências dos Correios, em todas as unidades da Federação, oferecerão o apoio a aposentados e pensionistas de modo presencial a partir de 30 de maio; unidade de João Monlevade é uma delas

INSS

A parceria entre a Previdência Social, o INSS e os Correios foi anunciada na última quinta-feira, 22 de maio, durante entrevista coletiva com a presença do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; do presidente do INSS, Gilberto Waller; e da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte.

“Nós estamos hoje anunciando esse atendimento presencial para ajudar a ampliar o escopo de atendimento. Esse atendimento olho no olho (nos Correios) é feito àqueles mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à agência há muito tempo e querem receber um acolhimento, uma atenção personalizada. Quero reafirmar o nosso compromisso, o compromisso com o Governo Federal, de que ninguém, nenhum aposentado, nenhum pensionista, ficará prejudicado”, afirmou Wolney Queiroz.

4.730 AGÊNCIAS

Ao todo, 4.730 agências próprias dos Correios, em todas as unidades da Federação, estarão habilitadas para o atendimento aos serviços de consulta do INSS a partir de 30 de maio. Para isso, cerca de 20 mil funcionários dos Correios passarão por um treinamento a partir do dia 26, de modo a capacitá-los para apoiar principalmente os aposentados, aposentadas e pensionistas que não têm familiaridade com o aplicativo ou que não fizeram a consulta por meio do telefone 135.

A agência dos Correios de João Monlevade está entre as unidades que realizarão o atendimento. O endereço é Avenida Wilson Alvarenga, 1430, bairro Carneirinhos.

Após realizada a consulta presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, o cidadão ou cidadã poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.

SEM PRESSA

O presidente do INSS ressaltou que a consulta nas agências dos Correios deve ser feita apenas nos casos em que os canais oficiais não puderem ser acessados. “A forma de atendimento, preferencialmente, é pelo aplicativo Meu INSS, pelo site do Meu INSS ou pela Central 135. Não precisa ir até uma agência dos Correios. Por esses caminhos você vai ser atendido da mesma forma. Não tendo condições de baixar o aplicativo, não tendo condições de acessar o site, não tendo condições de ligar no 135, vá até uma agência do Correio”, frisou Gilberto Waller. “Não precisa correr. Não tem prazo final para esse procedimento de ressarcimento. Ele vai ficar aberto”, continuou.

ATENDIMENTO NA AGÊNCIA

Os aposentados, aposentadas e pensionistas poderão realizar na agência dos Correios os seguintes serviços:

Consultar sobre existência de desconto
Requerer a contestação de descontos não autorizados
Reconhecer a autorização de algum desconto
Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO

Gilberto Waller esclareceu que a consulta presencial nos Correios será feita de modo totalmente desburocratizado e que o aposentado, aposentada ou pensionista precisa estar de posse apenas de um documento de identificação. “Somente isso. Não precisa levar o comprovante de inscrição, não precisa levar o contracheque, ele não precisa levar nada. É só a comprovação de que ele é ele. Se ele estiver impossibilitado, estiver acamado, estiver com algum problema para se deslocar, pode ser uma terceira pessoa portando uma procuração devidamente autêntica. Essa pessoa com procuração não vai ter a possibilidade de mudar nenhum dado cadastral. É somente para poder fazer a consulta se teve ou não desconto”.

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