Movimentos lançam plebiscito popular sobre escala 6×1 e taxação dos ricos para fortalecer diálogo com trabalhadores
Movimentos populares, sindicais e estudantis se reuniram no dia 10 de abril, na tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), para o lançamento oficial do Plebiscito Popular 2025, previsto para acontecer em setembro deste ano. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira em torno de pautas estruturantes para a classe trabalhadora e a justiça social.
Entre os temas que serão levados à votação popular estão:
-
o fim da escala 6×1, modelo de jornada que impõe apenas um dia de descanso a cada seis dias trabalhados;
-
a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, como forma de ampliar o bem-estar, gerar empregos e distribuir melhor o tempo de vida;
-
e a taxação dos super-ricos, com a proposta de tributar rendimentos mensais acima de R$ 50 mil, ao mesmo tempo em que se isenta do Imposto de Renda todas as pessoas que recebem até R$ 5 mil por mês.
Essa última pauta, inclusive, já foi incorporada em forma de projeto de lei encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional em março deste ano, como parte de um pacote de medidas voltadas à promoção da justiça fiscal e à redução das desigualdades econômicas no país.
O plebiscito busca fomentar um amplo debate nacional sobre justiça tributária, dignidade no trabalho e equidade social, promovendo a participação direta da população na construção de um modelo econômico mais justo e inclusivo.
De olho na gripe
Tássia Freitas Lima*
A gripe é uma doença causada por um vírus do tipo influenza, que faz com que o sistema respiratório fique infeccionado e cause uma série de sintomas no paciente.
A doença é transmitida pelo contato com as secreções, espirros e tosse de um paciente infectado. Como o vírus pode sobreviver em suspensão no ar, é importante que nos meses de outono e inverno, quando a gripe é mais comum, os ambientes estejam sempre arejados e com circulação de ar.
Os sintomas da gripe podem afetar cada pessoa com uma intensidade diferente. O indivíduo infectado pode apresentar os seguintes sintomas:
Febre acima de 38ºC, dores no corpo, em especial nas costas, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, rouquidão, coriza e cansaço.
Para que o diagnóstico do paciente seja certeiro, podem ser realizados exames de sangue em busca do vírus influenza, que ajudam a determinar o caminho de tratamento ideal.
A vacina da gripe é uma forma de evitar que os pacientes desenvolvam totalmente essa doença. Ela deve ser tomada anualmente, pois é um vírus que sofre mutação.
Consulte seu médico sobre a vacina da gripe e, sempre que for possível, tome-a para se proteger do desenvolvimento da doença.
* Tássia é farmacêutica da Sindfarma Popular
Crescimento dos Golpes Bancários
O crescimento alarmante dos golpes bancários no Brasil evidencia a necessidade de atenção redobrada por parte dos consumidores.
Os golpes mais frequentes em 2024 incluíram:
Golpe do WhatsApp: 153 mil registros.
Falsas vendas: 150 mil registros.
Falsa central bancária: 105 mil registros.
Como se proteger
Golpe do WhatsApp: Ative a verificação em duas etapas no aplicativo e nunca compartilhe o código de verificação com terceiros.
Falsas vendas: Desconfie de ofertas com preços muito baixos e verifique a autenticidade dos sites antes de realizar compras.
Falsa central bancária: Bancos nunca solicitam dados pessoais ou senhas por telefone. Em caso de dúvida, entre em contato com o banco através dos canais oficiais.