Massacre de Ipatinga completa 61 anos
No dia 7 de outubro recordamos o massacre ocorrido em 1963, nas dependências da Usiminas, em Ipatinga. O massacre começou a ser traçado no dia anterior. Após uma revista abusiva e sinais de conflito entre operários e vigilantes, policiais a serviço da Usiminas invadiram o alojamento Chicago Bridge, localizado no bairro Santa Mônica, onde espancaram e prenderam cerca de 300 trabalhadores. A violência extrema intensificou a revolta, levando os operários a decidirem não comparecer à empresa no dia seguinte. No dia 7 de outubro, aproximadamente 5 mil trabalhadores se reuniram em frente a um dos portões da Usiminas, reivindicando melhores condições de trabalho e um tratamento mais digno por parte da Polícia Militar e dos seguranças da empresa.
Forças policiais, a mando do então governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, e da direção da Usiminas, presidida por Amaro Lanari Júnior, dispararam contra operários da estatal e de empreiteiras que prestavam serviços para a siderúrgica.
Mesmo após 61 anos muitas perguntas continuam sem respostas, como o fato de terem chegado a Ipatinga mais de 30 caixões, e oficialmente apenas oito mortes (incluindo uma criança) foram reconhecidas.
MEMÓRIA: intervenção militar no Sindicato
O Centro de Referência e Memória do Trabalhador (Cerem) recuperou, anos atrás, documento parte do Processo 4281, de 1964, relacionado à intervenção militar no Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade durante o período da ditadura militar.
Trata-se de uma portaria que prorroga o período de administração da diretoria imposta pelo regime militar. O presidente legítimo do sindicato, Geraldo Oscar (1921-2012), que assumiu o primeiro mandato em 1959, foi deposto e preso, junto com outros diretores.
Sindmon-Metal parabeniza Laércio Ribeiro pela reeleição
O Sindmon-Metal parabeniza Laércio Ribeiro pela reeleição, que consideramos ser um reconhecimento do trabalho realizado em prol de nossa cidade, e estamos confiantes de que, nesta nova gestão, ainda mais poderá ser feito por nossa comunidade.
Desejamos ao prefeito e a vice eleita, Dorinha, muito sucesso e êxitos nesta nova etapa, com a certeza de que ambos terão um forte compromisso com as melhorias que nossa população tanto precisa. Também gostaríamos de aproveitar a oportunidade para expressar nosso sincero agradecimento ao vice-prefeito, Fabrício Lopes, que desempenhou um papel importante.
Além disso, parabenizamos os vereadores eleitos, reconhecendo a importância de seu papel no desenvolvimento da nossa cidade. Acreditamos que o trabalho em conjunto entre a prefeitura e a câmara municipal será essencial para alcançar resultados ainda mais expressivos. Estamos à disposição para colaborar nesse diálogo construtivo e em busca de soluções que beneficiem a todos.