Versão em PDF>>>

RECEBIMENTO DE BOLETIM POR EMAIL

Digite abaixo seu email. Recebimento a partir da próxima edição.

[VERSÃO EM TEXTO]

Absurdo que, já com seis meses de negociação, a ArcelorMittal Monlevade apresente duas contrapropostas que deixam de lado as perdas dos trabalhadores e trabalhadoras.

VALE

Com uma dessas contrapropostas, que descarta reajuste e abono e apenas oferece um vale de compras no valor irrisório de R$ 150,00 (!!!), a categoria chegaria em outubro de 2021 com 2 ANOS sem aumento salarial!

Detalhe 1: o vale não se reflete no 13º salário, férias, FGTS, recolhimento à Previdência… nada!

Detalhe 2: como referência, o custo a cesta básica em BH em janeiro/21 foi de R$ 592,26 (dados do Dieese).

REAJUSTE ATRASADO E ABONO

A contraproposta que prevê reajuste de R$ 3,89% a partir de março e abono de R$ 700,00 também deixa os bolsos furados.

Ao não retroagir a aplicação do reajuste, a empresa deixa de lado a inflação de out/20 a fev de 2021. Só neste ano o INPC acumulado já chegou a 1,09%.

Proposta quase idêntica a essa foi apresentada em Juiz de Fora e rejeitada maciçamente. Só houve acordo naquela unidade quando os números mudaram.

A Usina de Monlevade foi a única unidade de aços longos da empresa a atravessar o período de pandemia sem paradas, inclusive laminando tarugos de outras unidades.