POLÍTICA SOCIAL

O Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal), fundado em 1951, mantém, historicamente, um forte laço com a comunidade.

Referência do chamado “Novo Sindicalismo”, movimento que, nos anos 1970, consolidou uma ação sindical combativa, o Sindicato dos Metalúrgicos sempre foi um dos principais representantes dos movimentos sociais da cidade. Não só ajudou na construção de outras entidades de classe, como se mobilizou, em diversos momentos da história, por demandas de trabalhadores e trabalhadoras, para além do mundo do trabalho: transporte coletivo urbano, infraestrutura, saúde, educação.

Nos últimos anos, o Sindmon-Metal procurou também investir em iniciativas culturais diversas, envolvendo, principalmente, comunidades de bairros periféricos. Nessa perspectiva, empreendeu projetos dentro e fora de sua sede, se aliando, muitas vezes, a outras entidades e agentes da cultura.

Mas o Sindicato não vive apenas de verbos no pretérito. A entidade está engajada em levar adiante novas iniciativas, recorrendo, sempre que possível, a parcerias. A Funcec é, assim, um novo parceiro com que pretendemos levar música, arte da mais alta qualidade aos nossos associados e a toda a população de João Monlevade .

A entidade continua a buscar também a ampliação da prática de política social, de justiça, de fortalecimento da democracia. E essa postura envolve servir-se dos canais democráticos para participar da elaboração de políticas públicas, de contribuir para que o adjetivo “público” signifique o que precisa efetivamente significar. Enfim, que “público” seja isto: de todas e de todos, para todos e para todas.