Campanha Salarial 2016/2017

23/05 – Em assembleia na terça-feira (23), trabalhadores da ArcelorMittal aprovaram proposta para Acordo Coletivo: 8% de reajuste a partir de julho/2017 e abono de R$2.100,00 a ser pago 10 dias após assinatura do Acordo. Na sexta (26), decisão será homologada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

22/05
a) Sindmon-Metal realiza assembleia de trabalhadores da ArcelorMittal na terça-feira, dia 23 – veja no ZÉ MARRETA Nº 1379>>>
b) Segunda reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em Belo Horizonte, reagendada para sexta-feira, 26, às 8 horas.  Nela, será informado resultado da assembleia de terça-feira, 23.

19/05 – ArcelorMittal agendou para segunda-feira, 22/5,  às 10h, reunião com o Sindmon-Metal, em que se manifestará sobre as propostas que o Sindicato apresentou no último dia 12 na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

12/05 – Sindmon-Metal deixou propostas que a empresa deverá avaliar até 22/5; nova reunião na SRTE foi agenda para 25/5. Leia mais no RAPIDINHO nº 79>>>

12/05 – Sindicato e ArcelorMittal participam hoje de reunião de mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Belo Horizonte, às 9 horas.

28/04 – Agendada reunião na unidade central da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em BH, às 9h – Mais no ZÉ MARRETA nº 77 >>>

20/04 – A ArcelorMittal convocou o Sindicato dos Metalúrgicos para uma reunião na manhã desta quinta-feira (20 ), para dar continuidade às negociações salariais, depois de assembleia dos metalúrgicos, realizada na segunda-feira (17), ter recusado sua contraposta pela segunda vez.

A empresa apresentou hoje novos valores: 5,5% em julho/2017 (sem retroação à data-base: out/2016) e abono de R$ 1.250,00. LEIA MAIS NO RAPIDINHO Nº 77>>>

18/04 – ARCELORMITTAL – Na assembleia de segunda-feira (17) – realizada a pedido da ArcelorMittal durante reunião de mediação na SRTE -, os metalúrgicos voltaram a reprovar a contraproposta que a empresa apresentou pela segunda vez e ratificaram a proposta do Sindicato(valores já publicados no ZÉ MARRETA nº 1376).
O Sindmon-Metal aguarda posicionamento da gerência da Usina de Monlevade irá discutir os rumos a tomar, considerando o fato de que a categoria, durante a assembleia, manifestou insatisfação com o fato de as negociações já terem se arrastado por 19 reuniões, em seis meses, sem avanços por parte da empresa.

05/04 – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) informou hoje que a reunião de mediação com o Sindicato e a ArcelorMittal foi agendada para o dia 12/4, às 9h30. Local: sede do órgão, em Ipatinga.

**

14/03 – Em reunião no dia 9/3, ArcelorMittal não apresentou nenhuma contraproposta e, mais uma vez, pediu ajustes na proposta do Sindmon-Metal. Como as negociações não avançam, o Sindicato formalizou pedido de mediação junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que irá agendar uma primeira audiência de conciliação. Leia no ZÉ MARRETA nº 1374>>>

16/02 – ARCELORMITTAL – Sindicato apresentou nova proposta:
– para o piso salarial:  reajuste de …………………………………9,15% + R$ 70,00
– para demais  salários até R$ 4.250,00: reajuste de……………….9,15%
– para salários acima de R$ 4.250,00: ………………………………7,5% + R$ 70,00
Abono para todos: R$ 1.250,00.
A empresa, que não apresentou hoje contraproposta, agendou nova reunião para segunda-feira (20/2), às 9h.

16/02 – PLR DO GRUPO 19: Sindmon-Metal e Sime reúnem na terça-feira (21), às 9h, para discutir PLR.

14/02 – ARCELORMITTAL – Sem avanço, reunião desta quarta-feira (15) foi interrompida e será retomada na quinta-feira às 9h.

13/02 – ARCELORMITTAL: Reunião negocial reagendada para quarta-feira, dia 15/2, às 10 horas.

10/02 – Assembleia de trabalhadores do Grupo 19 aprovou proposta do Sime discutida em reunião negocial do dia 6/2 (publicada no RAPIDINHO nº 73 e 74).  Retificação: reajuste do piso salarial em 9,15%.
Observação: para evitar distorções, se, em algum caso, em razão dos reajustes diferenciados por faixa salarial, o salário de uma função ficar acima do salário de função superior, este último será compensado com a mesma diferença de valor que existia anteriormente. Eis a redação na ata:

Parágrafo Único: Após o reajuste das faixas salariais, o valor monetário não poderá ultrapassar as faixas cuja diferença do salário era superior antes do reajuste, devendo manter a diferença entre as faixas.”.

07/02 – ARCELORMITTAL: Empresa não apresentou contraproposta nova; resumiu-se a questionar os valores reivindicados pelo Sindmon-Metal (aprovados em assembleia de trabalhadores), que considerou “altos”. O Sindicato irá reavaliar proposta junto ao Dieese. Nova reunião agendada para o dia 14, às 10h.

07/02  – GRUPO 19: Confira n RAPIDINHO nº 73>>>

02/02GRUPO 19: Sime fez ajustes na contraproposta no período referente a outubro a dezembro/2016, calculando valores médios a serem pagos sem incorporação ao salário; foram mantidos os percentuais mais valores fixos propostos em reunião anterior para aplicação a partir de janeiro/2017 e o abono de R$ 450,00. Nova reunião negocial agendada para segunda (6), às 9h.

31/01 – Conforme decidido em assembleia, Sindmon-Metal apresenta nova proposta à ArcelorMittal. Veja no RAPIDINHO nº 72>>>

30/01GRUPO 19:  em nova contraproposta, Sime oferece “abono” para período de
outubro a dezembro de 2016 – Confira no RAPIDINHO nº 71>>>.

ARCELORMITTAL: Assembleia de trabalhadores reprovou proposta da empresa e autorizou Sindicato a formular proposta no modelo “percentual + valor fixo”, variando conforme faixa salarial – valores serão ainda definidos.
Sindmon-Metal e empresa reúnem-se na terça (31).

26/01 –
GRUPO 19: Sime apresentou a contraproposta abaixo, para análise, e nova reunião foi agendada para segunda-feira, 30, às 14h:
P/ faixa salariais: de R$ 1.200,00 a R$ 2.000,00: 6,7% + R$ 17,00;
………………………. de R$ 2.000,01 a R$ 3.000,00: 5,0% + R$ 15,50;
………………………. de R$ 3.000,01 a R$ 3.500,00: 4,0%  + R$ 11,50;
………………………. de R$ 3.500,01 para cima:        2,5% + R$ 10,00
Esses valores seriam aplicados a partir de janeiro/2017, sem retroação.
Abono: R$ 450,00 em duas parcelas.

25/01 –
Convocada assembleia dos trabalhadores da ArcelorMittal para o dia 30/01. Leia no ZÉ MARRETA Nº 1373.

24/01
– GRUPO 19 – Sindmon-Metal apresenta nova proposta; negociação continua na quinta-feira, 26. Leia no RAPIDINHO Nº 70>>>

18/01 –
– ARCELORMITTAL: Sindicato apresenta nova proposta e empresa pede 1 semana para análise. Leia no RAPIDINHO Nº 69>>

– GRUPO 19: Sime (sindicato patronal) reagentou reunião para o dia 24/1, às 9 horas.

17/01 – GRUPO 19 – Reunião adiada para o dia 19/01, às 9 horas.

13/01 – ArcelorMittal – confira no RAPIDINHO nº 66.

10/01/2017 – Reunião com ArcelorMittal reagendada para 12/01, às 10 horas.

23/12 – Resumo da reunião desta sexta-feira:  Informado do resultado da assembleia do Grupo 19 que, no dia 21, recusou a contraproposta patronal, o Sime (sindicato dos patrões) disse que, após o período festas de fim de ano, irá discutir com as empresas a formulação de novos valores. Nova reunião negocial foi agendada para o da 17 de janeiro, às 8 horas.

22/12 – Em assembleia nessa quarta-feira (21), trabalhadores do GRUPO 19 recusaram contraproposta da empresa. Ficou decidido que o Sindicato irá reapresentar a proposta a com percentual de 9,5% mais valores fixos diferenciados por faixa de salários (divulgada no RAPIDINHO Nº 60). A assembleia decidiu reivindicar também que a PLR seja negociada em separado, desvinculada da negociação salarial.
Nova reunião com o Sime (sindicato patronal) amanhã (23), às 8 horas.

20/12 – ArcelorMittal oferece abono de R$ 400,00 e mantém reajuste de 2,5%. RAPIDINHO Nº 62.

19/12 – Convocada assembleia do Grupo 19 para o dia 21. RAPIDINHO Nº 61.

15/12 – Grupo 19 faz proposta baíxíssima e discussão será retomada no dia 22. Veja no RAPIDINHO Nº 60.

13/12Confira no RAPIDINHO nº 59.

13/12 – ARCELORMITTAL – Reunião nesta terça-feira (13) às 15h.

05/12 – Sime (Grupo 19), na reunião de hoje (05/12) alterou ligeiramente sua contraproposta anterior (*). Agora, propôs 2,5%, assim divididos: 1,25% em janeiro/2017 e outro 1,25% em maio/2017, limitados a salários de R$ 3.000,00; e abono de R$ 280,00, também em duas vezes: metade em 20 de janeiro e restante em 20 de fevereiro.
Nova reunião agendada para 13/12, às 8 horas.

O Sime apresentou também proposta de PLR (para a categoria de indústrias de fora): R$ 500,00 para 2016; e, como complemento da de 2015 (cuja segunda parcela ainda está pendente em algumas empresas), o valor de R$ 213,75.

(*) A proposta anterior dos patrões era:  2% em duas parcelas: 1% em jan/2017 e outro 1% em maio/2017.  Para os pisos salariais, reajuste igual ao do salário mínimo. Salários acima de R$ 3.000,00: sem reajuste.

02/12 – ARCELORMITTAL, em nova contraproposta, apenas acrescentou abono de R$ 200,00. Reajuste continua o mesmo apresentado anteriormente: 2,5%, parcelados da seguinte forma: 1,5% em março/2017, retroativo a out/2016, mais 1% em maio/2017, retroativo a março/2017.
Nova reunião agendada para 12/12, às 10 horas.

30/11 – SIME (GRUPO 19): Reunião agendada para o dia 05/12, às 8 horas.

21/11 – Na desta segunda-feira (21), a ArcelorMittal não apresentou nenhuma contraproposta. O Sindmon-Metal fez ligeiro ajuste no percentual de reajuste reivindicado, fixando-o em 12%; não houve alterações em outros itens da pauta de reivindicações. Nova reunião foi agendada para o dia 02/12, às 10 horas.

11/11 – GRUPO 19 – SIME fez contraproposta de 2% em duas parcelas: 1% em jan/2017 e outro 1% em maio/2017.  Para os pisos salariais, reajuste igual ao do salário mínimo. Salários acima de R$ 3.000,00: sem reajuste. Nova reunião não foi ainda agendada.

ARCELORMITTAL – A empresa pediu que o Sindmon-Metal avalie a possibilidade de “aproximação de números” entre a proposta sindical e a patronal. O Sindicato irá analisar possíveis ajustes, com o Dieese. Nova reunião agendada para o dia 21/11, 10 horas.

Leia mais no ZÉ MARRETA nº 1370, pág. 2>>>

**

10/11 – SIME: Reunião dia 11/11, às 8h;  ARCELORMITTAL: reunião dia 11/11, às 14 horas.

**

07/11 – Sime (sindicato patronal do Grupo 19) desmarcou reunião negocial que seria realizada nesta segunda-feira (7). Nova data será definida.

**

04/11 – ArcelorMittal propôs reajuste salarial de 2,5%, parcelados da seguinte forma: 1,5% em março/2017, retroativo a out/2016, mais 1% em maio/2017, retroativo a março/2017. A proposta, apresentada na quarta reunião negocial com o Sindicato, na quinta-feira (3), não prevê nem mesmo abono. A reivindicação dos trabalhadores é de 13% de reajuste salarial e abono de R$ 1.300,00.
Nova reunião foi agendada para o dia 10/11, às 10 horas.

**

26/10 – Reunião de negociação com a ArcelorMittal que seria realizada na sexta-feira, dia 28 de outubro, foi adiada para 3 de novembro, 10h, para não coincidir com audiência sobre sobre processos no TRT.

**

20/10 – Na reunião desta quinta-feira (20), a ArcelorMittal fez considerações sobre a indústria do aço e o cenário econômico e voltou a pedir justificativas para os valores reivindicados na pauta dos trabalhadores. Nenhuma contraproposta foi feita. O Sindmon-Metal, por sua vez, pediu tempo para analisar relatório com dados econômicos da empresa. Nova reunião foi agendada para o próximo dia 28, às 10 horas.

**

13/10 – Nesta quinta-feira (13), a ArcelorMittal entregou ao Sindmon-Metal dados solicitados por nossa comissão negocial: sobre a Usina de Monlevade, a ArcelorMittal Brasil e o mercado siderúrgico. Essas informações serão analisadas por nossa diretoria, com assessoria do Dieese. Nova reunião foi agendada para 20/10, às 9h.

**

06/10 – Na reunião de 05/10, ArcelorMittal resumiu-se a questionar os valores reivindicados  pelos trabalhadores. Empresa informou que ainda fará análise da pauta. Nova reunião agendada para 13/10, às 10 h.

**

27/09 – ArceloMittal agendou para 5/10, às 15h, primeira reunião de negociação do Acordo Coletivo 2016-2017.

**

16/09 – Assembleia do Grupo 19 aprova pauta de campanha e modelo de PLR 2016 a apresentar aos patrões. Principais reivindicações para a Convenção Coletiva: reajuste salarial de 13%, inclusive para os pisos; prêmio por redução de acidentes de trabalho de R$ 97,00; auxílio-funeral de R$ 766,36; multa por descumprimento de acordo: R$ 791,00. LEIA MAIS>>>

**

15/09 – Assembleia de trabalhadores da ArcelorMittal Monlevade aprovou, em assembleia em 14/09, pauta de reivindicações, que incluem: reajuste salarial de 13%; abono de R$ 1.300,00; salário de ingresso de R$ 1.919,36; auxílio-funeral de R$ 2.398,54 e multa de descumprimento de acordo de R$ 1.595,50. LEIA MAIS>>>