Na próxima quarta-feira (16), José Quirino dos Santos receberá o título (post mortem) de Filho Ilustre de João Monlevade. A cerimônia será realizada às 18h no plenário da Câmara Municipal de João Monlevade. O ex-presidente e ex-diretor do Sindmon-Metal faleceu em junho do ano passado.
Monlevadense, Quirino nasceu em 15 de novembro de 1957. Na usina de Monlevade, ele trabalhou como mecânico, no setor de Laminação, e, interessado nas questões relativas à saúde e segurança, integrou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Em 1996, deu início à sua participação sindical, como integrante efetivo do Conselho Fiscal da diretoria do segundo mandato de Luiz Cláudio do Patrocínio (que presidiu o sindicato no período de 1993 a 2002, em três gestões de três anos).
No terceiro mandato de Luiz Cláudio, iniciado em 1999, Quirino assumiu a Secretaria de Divulgação e Imprensa. Seu perfil de liderança o fez tornar-se presidente da entidade em 2002, cargo em que permaneceu por três mandatos consecutivos, até 2011.
Ao deixar a presidência do Sindicato, em 2011, ele passou a ocupar a Secretaria de Administração e Finanças até a data de seu falecimento, no dia 19 de junho de 2021.
A honraria, que será recebida por seus familiares, é de iniciativa do vereador Gustavo Prandini, e foi aprovada pelos legisladores em maio deste ano.