Curso realizado entre 13 e 15 de junho aprofunda temas estratégicos e prepara militantes para os desafios da luta sindical
Ascom/Sindmon-Metal
O Rio de Janeiro foi palco, entre os dias 13 e 15 de junho, da segunda etapa do curso de Formação de Formadores da CUT (Central Única dos Trabalhadores), reunindo sindicalistas dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O encontro marcou um importante momento de aprofundamento político, troca de experiências e fortalecimento da militância de base.
Com uma programação voltada à qualificação sindical, a etapa abordou temas estratégicos como negociação coletiva, os desdobramentos das plenárias sindicais realizadas em 2024, além da importância da COP30 — conferência climática que será realizada no Brasil — como espaço de luta por justiça climática e social.
A formação tem duração de três anos, com momentos intercalados entre atividades online e encontros presenciais. A primeira etapa presencial aconteceu em Belo Horizonte, em 2024. Este ano, o encontro foi sediado no Rio de Janeiro, e em 2026 a etapa final ocorrerá no Espírito Santo.
Para o diretor de Formação Sindical e Cultura do Sindmon-Metal, Josenir Evaldo Timóteo, presente no encontro, a formação é uma ferramenta estratégica de transformação.
“Foi um momento de muito aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da nossa luta coletiva”, afirmou o dirigente.
Mais do que um curso, a Formação de Formadores consolida-se como um projeto político-pedagógico voltado ao fortalecimento da organização sindical, da solidariedade de classe e da construção de uma atuação combativa e consciente diante dos desafios do presente.