Data celebra a histórica greve de 1986 e valoriza a trajetória dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade
Ascom/Sindmon-Metal
A força e a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras de João Monlevade desde 2023 contam com um marco oficial: o dia 8 de agosto foi instituído como o Dia da Luta Operária, por meio da Lei Municipal nº 2601/2023. A data homenageia a histórica greve de 1986, que durou 23 dias e mobilizou a classe trabalhadora em defesa de direitos fundamentais.
Na sessão dessa quarta-feira (6 de agosto), na Câmara Municipal, Flávio Cordeiro de Paiva, presidente do Sindmon-Metal, agradeceu à presidência da casa pela abertura do espaço para a exposição sobre a greve de 1986 e parabenizou o vereador Belmar Diniz, autor da lei que criou o Dia da Luta Operária.
Na sequência, Francisco de Paula, o Barcelona, trabalhador que participou ativamente da greve e permaneceu na usina durante o movimento, fez um breve resgate histórico. Ele também é o pesquisador e organizador da exposição instalada no hall da Câmara entre os dias 4 e 15 de agosto.
Mais que uma homenagem ao passado, essa data valoriza também aqueles e aquelas que seguem construindo a nossa história todos os dias, com trabalho, coragem e compromisso com a justiça.
Fotos: Flávio Lial/Câmara Municipal de João Monlevade