EDITAL – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras do GRUPO 19, sócios e não sócios do Sindicato, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a se realizar no dia 05 de setembro de 2025, sexta-feira, às 16h30 em primeira convocação, e às 17h em segunda convocação, com qualquer número, na sede do Sindicato, à rua Duque de Caxias, 165, bairro José Elói, João Monlevade. A assembleia obedecerá à seguinte ordem:
a) Leitura do edital de convocação;
b) Discussão, elaboração e aprovação da Pauta de Reivindicação para renovação da Convenção Coletiva 2025/2026;
c) Autorização à diretoria do Sindicato para celebrar Acordo Coletivo ou Convenção Coletiva direta ou indiretamente com a empresa ou entidades patronais, e, se for o caso, indicar árbitro, mediador e instaurar os competentes Dissídios Coletivos, podendo, no decorrer das negociações, alterar a pauta com exclusão, inclusão ou modificação de reivindicações;
d) Palavra franca sobre os assuntos relacionados com os objetivos da assembleia;
e) Redação, leitura, discussão e aprovação da ata da assembleia ora convocada;
f) Encerramento.

João Monlevade, 04 de setembro de 2025
Flávio Cordeiro de Paiva – Presidente

Negociação Coletiva 2024/2026 e 2025/2026: entenda as diferenças

A negociação coletiva referente à Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2026 não teve avanços, mesmo após tentativa de conciliação no TRT-3 (Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região). Por isso, o processo foi levado a dissídio coletivo, que é quando a Justiça do Trabalho passa a decidir sobre os pontos em impasse.
Enquanto isso, o SIME (sindicato patronal), mesmo sem acordo firmado com o Sindicato dos Trabalhadores, recomendou às empresas a concessão da inflação retroativa a outubro de 2024. Algumas empresas seguiram a orientação, outras ainda não. É importante destacar que essa medida foi uma decisão do sindicato patronal, não tendo relação direta com o Sindicato dos Trabalhadores.

O que muda agora?

Paralelamente a esse cenário, terá início a negociação coletiva 2025/2026, que tratará das cláusulas econômicas (reajuste salarial). O primeiro passo desse processo é a assembleia para criação da pauta de reivindicações, onde os trabalhadores deliberam suas propostas.

Diferenças entre os processos

Convenção 2024/2026:

Negociação não avançou;
Houve mediação no TRT-3, sem acordo;
O caso foi levado a dissídio coletivo;
Reajuste inflacionário retroativo foi apenas uma recomendação do sindicato patronal.

Convenção 2025/2026:

Processo está começando agora;
Envolve a elaboração da pauta pelos trabalhadores em assembleia;
Abrange somente as cláusulas econômicas.

Clique e leia todas as informações sobre a Negociação Coletiva do Grupo 19 – 2025

By admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *