As mulheres precisam ampliar sua participação no meio político, para que suas pautas não sejam sub-representadas. Foi esta, em síntese, a mensagem das debatedoras Adriana Buzelin (PV), candidata a vice-governadora de Minas Gerais no ano passado, da vereadora de Bela Vista de Minas Samanta Magalhães (PSDB) e da deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede) no seminário “A Representação Política da Mulheres e seus Enfrentamentos”.
O evento, realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) na última sexta-feira, 5, foi promovido pela Faculdade Doctum. Atendendo a recomendação médica, a deputada Ana Paula, que está grávida, participou à distância, por meio do aplicativo Skype.
O seminário foi parte projeto “Ciranda Cirandinha, Vamos Todxs Cirandar”, idealizado pela advogada e professora Ariete Pontes, da Doctum. Ela formou um grupo dedicado a discutir temas como violência contra a mulher e empoderamento feminismo, que tem promovido palestras e outras ações, como a Marcha das Mulheres, realizada em 15 de junho. O Sindmon-Metal integra desse grupo de trabalho.