EDITAL – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade convoca todos os trabalhadores da ARCELOR MITTAL MONLEVADE, sócios e não sócios do Sindicato para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a se realizar no dia 21 de agosto de 2024, quarta-feira, em dois turnos, sendo o primeiro às 07h30, em primeira convocação, e às 08h, em segunda convocação, com qualquer número, e o segundo às 16h30, em primeira convocação, e às 17h, em segunda convocação, com qualquer número, na sede do Sindicato, à rua Duque de Caxias, 165, bairro José Elói, João Monlevade, ao lado da Policlínica, obedecendo a seguinte ordem:

a) Leitura do edital de convocação;

b) Discussão, elaboração e aprovação da Pauta de Reivindicação para renovação do Acordo Coletivo 2024/2025;

c) Autorização à diretoria do Sindicato para celebrar Acordo Coletivo ou Convenção Coletiva direta ou indiretamente com a empresa ou entidades patronais, e, se for o caso, indicar árbitro, mediador e instaurar os competentes Dissídios Coletivos, podendo, no decorrer das negociações, alterar a pauta com exclusão, inclusão ou modificação de reivindicações;

d) Aprovação da contribuição assistencial para custeio e fortalecimento da entidade;

e) Palavra franca sobre os assuntos relacionados com os objetivos da assembleia;

f) Redação, leitura, discussão e aprovação da ata da assembleia ora convocada;

g) Encerramento.

 

João Monlevade, 15 de agosto de 2024

Flávio Cordeiro de Paiva – Presidente

CAMPANHA SALARIAL 2024: Chegou a hora de debater nossas reivindicações

Assembleia de criação de pauta será na próxima quarta-feira, dia 21

Na próxima quarta-feira, dia 21 de agosto, em dois turnos, sendo o primeiro às 07h30, em primeira convocação, e às 08h, em segunda convocação, e o segundo às 16h30, em primeira convocação, e às 17h, em segunda convocação, será realizada a assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras da ArcelorMittal Monlevade para levantar e discutir as reivindicações da categoria, visando a elaboração da Campanha Salarial deste ano.

Esta é nossa principal ferramenta de mobilização, organização e conquistas. A assembleia de criação de pauta é um momento coletivo em que trabalhadores e trabalhadoras são ouvidos para ajustar as demandas prioritárias da categoria. Participe!

Qual o cenário das negociações?

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até julho a inflação no país, no acumulado dos últimos 12 meses, medida pelo IPCA, índice oficial usado pelo governo federal, é de 4,5%.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), entre as categorias com data-base em junho que registraram instrumentos coletivos até 8 de julho, 87,8% conseguiram aumentos reais nos salários.

Por outro lado, a indústria siderúrgica no Brasil foi favorecida pela decisão do governo federal de estabelecer cotas de importação para 11 tipos de produtos siderúrgicos, com uma alíquota de 25%. Segundo o Instituto Aço Brasil, que inclui a ArcelorMittal, a expectativa é que, com essas medidas, 1,5 milhão de toneladas deixem de ser importadas ao longo do ano, gerando mais lucro para as empresas.

By admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *