Diante das lamentáveis cenas vistas no dia de ontem, em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes da República foram alvo de terroristas bolsonaristas, o Sindmon-Metal manifesta, uma vez mais, seu posicionamento a favor do Estado Democrático de Direito.
Junto às demais instituições e à sociedade civil, esperamos que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados e punidos, de acordo com o que está previsto na lei, e que os danos ao patrimônio público sejam ressarcidos.
Mas sabemos que isso não basta! Também esperamos que as autoridades identifiquem e garantam a punição aos responsáveis por organizar e financiar os atos golpistas e terroristas, inclusive aquele que incitou o ódio ao longo dos últimos quatro anos e agora, fora do país, tenta esquivar-se. As autoridades que foram coniventes também precisam ser investigadas e punidas.
Reafirmamos, portanto, nossa defesa da democracia e nosso apoio ao novo governo, eleito democraticamente, em eleições limpas e que seguiram os trâmites legais.
O Brasil, republicano e democrático, não pode continuar sendo covardemente alvo da violência de extremistas, que em nada contribuem para a resolução dos reais problemas da sociedade.
Como representantes da classe trabalhadora, estaremos atentos, junto a outros movimentos sociais, para defender nossa democracia que, embora jovem e continuamente atacada, sairá fortalecida com o apoio popular.
O ódio não vencerá! Os golpistas não vencerão! A luta continua, companheiros e companheiras!
✊✊🏻✊🏼✊🏽✊🏾✊🏿
Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade