Dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH e Contagem e da CNM-CUT morre aos 55 anos

[Escrito por: Geraldo Valgas, presidente do SINDIMET]

[Divulgação]
É com enorme pesar que a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região informa o falecimento, na manhã dessa sexta-feira, 22 de fevereiro, do companheiro Ubirajara Alves de Freitas, o Bira, que lutava bravamente contra um câncer.

Eu, Geraldo Valgas, Conheci o Bira em 1982, na empresa Montec. Trabalhamos juntos por dois anos. As conversas e troca de ideias que tínhamos deram início a formação de uma consciência de classe que nos fez construir nossa história em defesa de trabalhadoras e trabalhadores.

Após dez anos, voltamos a nos reencontrar já no Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, em 1992, período em que nos tornamos diretores da entidade.

Tive a honra de acompanhar de perto a trajetória de sucesso percorrida pelo Bira. Com uma inteligência fora do comum, nosso combativo companheiro teve atuação destacada a frente da subsede do Sindicato no Eldorado.

Seu trabalho e sua capacidade de organização e de criatividade o levou a ser diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT). Seu destacado papel em defesa dos trabalhadores o credenciou a ocupar o cargo de superintendente do Ministério do Trabalho e Empego de Minas Gerais.

A busca constante por conhecimento e a experiência adquirida através de viagens por vários países fez do Bira referência no movimento sindical nacional e internacional.

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região e a classe trabalhadora se despedem do companheiro Ubirajara Alves de Freitas, que nos deixa aos 55 anos de idade. Seu legado ficará presente em nossas memórias e servirá de inspiração nas lutas futuras.

Velório será no Sindicato dos Metalúrgicos, R. Camilo Flamarion, 55. Jd. Industrial – Contagem – dia  22 de fevereiro – a partir das 21 horas. O enterro será neste sábado (23), no cemitério Bom Jesus, na rua Miguel de Souza Arruda, 137 – Alvorada, Contagem.

Geraldo Valgas – Presidente do SINDIMET